Acordo assinado no Parque dos Atletas por Jorge Hereda e Sérgio Cabral reduzirá despejo de dejetos na Baía de Guanabara

 

O Governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e o presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda, assinaram um acordo que vai destinar R$ 415 milhões a projetos de abastecimento de água para a Zona Oeste da cidade e para o tratamento de esgotos nas comunidades do Complexo do Alemão. A cerimônia, que contou com a presença de autoridades federais e estaduais, foi realizada nesta tarde, no estande da Caixa, no Parque dos Atletas.

Sérgio Cabral lembrou que, graças à parceria com a CEF e ao Fundo Estadual de Conservação e Desenvolvimento Urbano (Fecam), houve avanços significativos no saneamento e abastecimento de água do Estado.

“Há pouco mais de 5 anos, 10% do lixo era destinado a aterros sanitários e 90% aos lixões. Hoje, invertemos esses números e até 2014 vamos zerar os lixões no entorno da Baía de Guanabara. Também dobramos o saneamento oferecido aos moradores do Estado”, disse.

Jorge Hereda ressaltou a continuidade da parceria entre os governos Federal e Estadual — iniciada durante o Governo Lula — no Governo Dilma.

“Isto é muito importante porque trouxe o Rio de volta para o Brasil”, afirmou o presidente da CEF, referindo-se aos muitos anos em que o Estado do Rio ficou sem receber investimentos de peso do Governo Federal.

O presidente da Cedae, Vagner Victer, disse que a ampliação da Estação Alegria, que atende cerca de 100 mil moradores do Complexo do Alemão, retirará o equivalente a três Maracanãzinhos de dejetos por dia da Baía de Guanabara. Do total de recursos liberados pela CEF, R$ 300 milhões serão destinados ao aumento da oferta de água para a Zona Oeste”, “o maior investimento dos últimos 40 anos” no setor, segundo Victer.

Entre as autoridades presentes estavam o representante do Ministério das Cidades, Alexandre Cordeiro, o vice-governador Luiz Fernando Pezão, a Superintendente Regional da CEF, Nelma Tavares, e o Presidente da Autoridade Pública Olímpica, Márcio Fortes.

 

 

Atendimento à imprensa
In Press Porter Novelli
Tel.: 55 21 2442-9444
Cel.: 55 21 8921-8308
A cobertura fotográfica diária da Rio+20 está no Flickrhttp://www.flickr.com/photos/rio20brasil
imprensa.rio20@inpresspni.com.br
www.rio20.gov.br
Twitter: @rio20brasil
Facebook: www.facebook.com/rio20brasil
YouTube: www.youtube.com/rio20brasil