Projeto Cidade Limpa e Solidária viabiliza a coleta seletiva de 25 toneladas/mês de materiais recicláveis em toda a cidade, permitindo a separação total de 130 a 150 toneladas de resíduos

O projeto Cidade Limpa e Solidária, desenvolvido pela prefeitura municipal de Lençóis Paulista, interior de São Paulo, vai ser apresentado durante o 3º Workshop sobre Soluções e Tecnologias para a Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, marcado para o dia 18 de outubro de 2012, no Centro Empresarial Rio, em Botafogo, no Rio de janeiro. O objetivo do Workshop é apontar e detalhar as exigências da nova lei e as dificuldades dos municípios para se enquadrar às novas exigências, além de reunir e debater experiências que já foram implementadas em várias cidades brasileiras.

A experiência de Lençóis Paulista, que será apresentada pelo próprio gestor do Projeto, Benedito Luiz Martins, conquistou o prêmio Melhores Práticas em Gestão Local, promovido pela Caixa Econômica Federal no final de 2011. Implantado por iniciativa da Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente do Município, o projeto baseia-se na substituição de funcionários públicos que atuavam na separação de materiais recicláveis nas usinas por catadores de lixo, que se organizaram em uma cooperativa, a Cooprelp (Cooperativa de Reciclagem de Lençóis Paulista).

Segundo Benedito Martins, o Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos Urbanos (PGIRSU) foi implantado com o objetivo de ordenar a gestão dos RSU e proporcionou ganhos ambientais, sociais e econômicos ao Município, pois promoveu a inclusão social de catadores e deficientes físicos através da coleta seletiva, possibilitando também o retorno dos recicláveis à  cadeia produtiva além de aumentar a vida útil do aterro sanitário municipal.

Antes da implantação do projeto, das 42 toneladas de lixo que chegavam à Usina, 40 eram destinadas ao aterro sanitário e apenas 1,6 tonelada/dia seguia para separação. Atualmente, por dia são separadas cerca de seis toneladas de materiais recicláveis, 21 toneladas de material orgânico para compostagem e 15 toneladas são lançadas no aterro como rejeito. A coleta seletiva gera 25 toneladas/mês de materiais recicláveis e é realizada em toda a cidade, o que resulta na separação total de 130 a 150 toneladas, melhorando a vida de pessoas com necessidades especiais e catadores de lixo.

O projeto de Lençóis Paulista foi idealizado pelo agrônomo Alcides Lopes Leão, pesquisador da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) na área de aproveitamento de resíduos, e Benedito Luiz Martins, diretor de Agricultura e Meio Ambiente da prefeitura de Lençóis Paulista. É fruto de uma parceria entre a prefeitura e a Associação dos Deficientes Físicos de Lençóis Paulista (Adefilp), com apoio científico da FCA, campus de Botucatu.

Já confirmaram presença no 3º workshop sobre Soluções e Tecnologias para Gestão Integrada de Resíduos Sólidos o Presidente da Emop, Ícaro Moreno; o Diretor Executivo Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais  – ABRELPE, Carlos Silva Filho; o arquiteto Gustavo Calazans, da FAU/USP; a Gerente de Resíduos Sólidos Secretaria Municipal do Ambiente – Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Cláudia Fróes; e o Gerente de Educação Ambiental do Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro (INEA), Hipólita Gonçalves.

As inscrições estão abertas. Os contatos podem ser feitos através dos telefones (21) 2262-9401/ 2244-6211. O formulário de inscrição também pode ser solicitado pelo e-mail inscricao@planejabrasil.com.br ou pelo Atendimento ao Participante nos telefones da Planeja & Informa , promotora e organizadora do evento. As vagas são limitadas.

 

 

Realizadora: Planeja & Informa Comunicação e Marketing

Assessoria de Imprensa ( (21) 2262.9401 e 2215.2245

www.planejabrasil.com.br/wordpress