O ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, abriu, oficialmente, ao lado do ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, a XVIII edição da Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar no Mercosul (Reaf), na noite de quarta-feira (14), em Caxias do Sul (RS). A Reaf contou com autoridades e representantes da sociedade civil do Brasil, Argentina e Uruguai, além de Chile, Equador e Cuba e países da África, como Angola e Moçambique.O tema principal da XVIII Reaf foi o encaminhamento e a formalização de uma proposta de recomendação para reconhecimento mútuo dos registros nacionais voluntários da agricultura familiar nos países do Mercosul. O documento seguirá, agora, para o Grupo Mercado Comum, instância superior à Reaf, que avaliará a proposta.

O ministro Pepe Vargas comemorou a realização de mais uma Reaf, destacando o processo de criação e operacionalização do Fundo da Agricultura Familiar do Mercosul (FAF). “Com ele, teremos uma condição melhor para apoiar os eventos e os países em relação ao desenvolvimento da agricultura familiar”, afirmou.
Pepe também ponOutra conquista, segundo ele, é que o Mercosul é o único bloco do mundo que conta com critérios comuns específicos para a agricultura familiar. “Os estados construíram seus registros nacionais voluntários que permitirão que a gente possa identificar a base dos produtores da agricultura familiar de vários países, para termos números sobre a produção e a renda do campo. São uma ferramenta estratégica para o fortalecimento de mercados internos e projetos de desenvolvimento rural sustentável”, completou.
De acordo com o ministro, a participação dos estados-membros do Mercosul na Reaf, com a presença de representantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa representa que a Reaf é mais do que um vetor de integração regional, é uma ponte para o diálogo Sul-Sul. “É preciso estabelecer uma agenda de prioridades com o objetivo de garantir condições para que a juventude rural possa desenvolver suas atividades no campo. É importante desenvolver uma agenda de igualdade de direitos entre homens e mulheres no campo”, definiu Pepe Vargas.

 

tuou que é necessário fortalecer as cadeias produtivas da agricultura familiar, como o cooperativismo e o associativismo. O ministro destacou, ainda, que é preciso fortalecer cada vez mais as negociações entre os países do bloco. “Estamos convencidos da importância da agricultura familiar para construir um processo de desenvolvimento econômico e social, que seja sustentável no sentido de distribuir melhor a renda, além de preservar nossa diversidade cultural e biodiversidade.”

Transformação social
O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, afirmou que a Reaf se consolidou como um vetor de transformação social em termos, não só de Mercosul, mas, também, de América do Sul, e que representa o compromisso que o Brasil tem com a sociedade civil e países da região para desenvolver a agricultura familiar e conquistar benefícios, além de troca de experiências e práticas entre os países membros,

com mecanismos que facilitem o acesso ao crédito. Patriota lembrou que cerca de 10% do PIB vem da agricultura familiar nos países do Mercosul. “A agricultura familiar passou do ponto de ser considerada problema para transformar-se em parte importa

nte da solução dos problemas do Brasil e dos países do Mercosul”, definiu.

Segundo o ministro, a Reaf é um exemplo para o Mercosul e já está tendo efeitos práticos. “A Reaf tem papel central para assegurar os compromissos de sustentabilidade assumidos na Rio+20, como o crescimento econômico aliado ao desenvolvimento social com respeito à sust
Durante a abertura oficial da Reaf, o ministro Pepe Vargas assinou um Protocolo de Intenções com o reitor da Universidade Federal para a Integração Latino-Americana (Unila), Hélgio Trindade, que garante formação na área de agricultura familiar, segurança alimentar e reforma agrária nos países do Mercosul. O ministro Antonio Patriota assinou o convênio do Fundo da Agricultura Familiar do Mercosul (FAF) com o Fundo das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO).entabilidade. São fundamentais a cooperação, a troca de experiência e a busca de novas formas de financiamento”, acrescentou Patriota.
Agradecimento

Antes da abertura oficial da Reaf, durante reunião de trabalho entre MDA, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural-RS e Fida Mercosul, com o tema Proposta de Fortalecimento de Cooperativas para Acesso ao Crédito, o ministro Pepe Vargas agradeceu a presença e participação da delegação brasileira na XVIII Reaf e reafirmou a importância e o papel da Reunião no fortalecimento da agricultura familiar nos países do Mercosul.

“O governo brasileiro tem cada vez mais se empenhado em implementar políticas voltadas para esse segmento”, disse o ministro, que ainda citou a participação do MDA e do Ministério do Meio Ambiente, no III Congresso Nacional do Conselho Nacional das Populações Extrativistas, em Macapá (AP), no início deste mês. Maya Takagi, secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), agradeceu ao ministro Pepe Vargas pelo empenho do MDA na consolidação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e contou que o órgão criou, durante a Reaf, um Grupo de Trabalho voltado para a agricultura familiar.