*Eliel Fernandes

Sustentabilidade nos transportes consiste em preservar o meio ambiente através de ações que reduzam a poluição do ar, poluição sonora, congestionamentos, acidentes e, de uma forma geral, tudo que cause impactos sociais e ambientais de forma a garantir a permanência dos negócios em longo prazo.

 

No Brasil, o transporte terrestre detém a grande parte de todas as mercadorias transportadas. Pesquisas realizadas por institutos especializados mostrou que, depois dos desmatamentos, os veículos, principalmente os movidos a diesel, ocupam segundo lugar no descarregamento de CO2 na atmosfera, além de afetarem substancialmente os números de acidentes, congestionamentos e os custos das mercadorias transportadas.

 

Os interesses financeiros, a falta de incentivos fiscais e a necessidade de investimentos vultosos na modernização dos portos e na construção de ferrovias e hidrovias, desestimulam os stakeholders (pessoas ou organizações interessadas e/ou afetadas num projeto), a abrirem mão de parte dos seus lucros e abraçarem esta causa em prol do crescimento sustentável do nosso país.

 

Os países mais desenvolvidos nesse setor incentivam os modais ferroviários e hidroviários e já estão no momento de aplicarem tecnologias em seus processos de busca constante pelo crescimento sustentável.

 

No Brasil não vemos em curto prazo uma mudança deste quadro. Este desequilíbrio de modais expõe as operações a riscos e estimula o surgimento de empresas e ações de gerenciamento de riscos, empenhadas em reduzir a exposição das mercadorias transportadas, controlar a logística reversa, prevenir roubos, acidentes, derramamento de mercadorias no solo e otimizar a utilização da frota de caminhões. Estas ações auxiliam na preservação dos negócios e do meio ambiente.

 

“A responsabilidade social e a preservação ambiental significam um compromisso com a vida.” João Bosco da Silva.

 

* Eliel Fernandes é sócio e diretor comercial da Buonny Projetos e Serviços de Riscos Securitários

 

Fonte: Oficina da Comunicação Integrada – Assessoria de comunicação da