Impossível contar a história de Lobão sem recorrer ao clichê: o cachorro é o melhor amigo do homem. Até depois da morte.

Lobão recebe água, comida e carinho da vizinhança, mas não aceita outra casa e nem outro tutor (Foto: Janine Turco / ND)

Há mais de dez anos o cão da raça japonesa akita, mais parece um lobo branco, enorme e dócil, espera a volta do seu tutor que nunca vai voltar. Ele é conhecido da vizinhança da servidão Vilmar Sotero de Farias, no Rio Tavares, Sudeste da Ilha. Solitário, ele adotou a rua para viver até o dia em que espera reencontrar seu melhor amigo.

Há versões diferentes para a história de Lobão. A mais contada é a de que ele pertencia a um morador da rua que morreu num acidente de carro. Contam que a viúva tentou ficar com o cachorro, mas ele pulou do caminhão de mudança no dia de ir embora e voltou para a rua onde morou desde sempre.

“O nome verdadeiro ninguém sabe”, diz Mirilene Xavier, 25, proprietária de um mercado no começo da rua, cujo deque de madeira em frente à porta costuma servir de cama para o animal à noite. Lobão é o apelido que os moradores deram a ele. Durante o dia, ele prefere ficar do outro lado da rua, debaixo de uma árvore, onde cava um buraco e refresca-se do calor. Manso e amigável, ele adora carinho. “Só não gosta de cachorro preto. Aí ele vai atrás.”

Muitos moradores já tentaram adotá-lo, mas como é característico da raça – os akitas são possessivos com relação aos donos e território –, Lobão prefere ficar só. “Muitos tentaram ficar com ele. Mas não fica, não gosta de ficar preso”, comenta o produtor Rodrigo Câmara Franco, 33.

Adorado pela vizinhança, Lobão é gordo e bem alimentado. E tem frescuras e horários regulados para comer. Todos os dias, às 6h30, uma senhora da rua de cima leva comida e água fresca. O almoço e o jantar ficam por conta do casal Rose da Silva, 51, e Carlos Antônio da Silva, 56. Eles moram há nove anos na servidão Sotero José de Farias, transversal à Vilmar Sotero de Farias. Pontualmente às 12h e depois no final da tarde ele aparece no portão. “E se a gente não atende ele late”, diz Silva. O segredo? Churrasco. Carne e osso à vontade. Silva assa carne a mais no final de semana de propósito, e o que sobra eles separam em porções diárias para Lobão.

Mas ultimamente ele anda cansado. Ninguém sabe ao certo a idade dele, mas pelos olhos e textura do pêlo, presume-se que já está velho. “Não sei se agüenta mais um inverno”, diz Mirilene.

Lealdade canina no cinema e na vida real

Uma história parecida com a de Lobão foi imortalizada pelo cinema em 2009. Em “Sempre ao seu lado”, o ator Richard Gere interpreta o caso real de um professor universitário japonês que encontra um filhote akita e acaba adotando-o. O cachorro passa a acompanhá-lo todos os dias até a estação de trem, e o espera na volta do trabalho para casa, até o dia que o professor não volta mais. Pelos nove anos seguintes o animal espera pelo tutor. A história virou lenda no Japão.

Em Edimburgo, capital da Escócia, Booby, um cão da raça skye terrier, ficou conhecido no século 19 por cuidar do túmulo de seu tutor, John Gray, vigia noturno que morreu de tuberculose em 1858. Bobby só saía do cemitério para buscar comida ou abrigo nos dias mais frios. Ele morreu em 1972 e, um ano mais tarde, moradores erguerem uma estátua em homenagem ao cão. O monumento é um dos mais visitados da cidade.

Assista ao vídeo aqui.

Fonte: Notícias do Dia