future_technologyLondres, quarta-feira, 9 de outubro – Um grupo seleto de empresas britânicas de tecnologia inovadora foi escolhido para participar da Missão Clean and Cool no Brasil, para explorar oportunidades de negócio  nas áreas de mudança climática e melhoria na eficiência de recursos.

Empreendedores de dezessete empresas britânicas de tecnologia limpa inovadora  participarão durante uma semana da Missão Clean and Cool no Brasil, organizada pela agência de inovação do Reino Unido, The Technology Strategy Board, em parceria com  The Long Run Venture e UK Trade and Investment.

A missão será composta por empresas que oferecem soluções para alguns dos maiores desafios enfrentados pelo Brasil, desde desmatamento e fornecimento de água limpa e potável em regiões remotas, até a redução da poluição e dos engarrafamentos urbanos.

David Willetts, Ministro de Universidades e Ciência no Reino Unido, afirmou: “Eu gostaria de parabenizar as dezessete empresas escolhidas para a Missão Clean and Cool da TSB no Brasil. Os brasileiros têm mostrado muito interesse nas novas tecnologias desenvolvidas pela Grã-Bretanha e em trabalhar conosco e comprar os nossos produtos, e as nossas empresas estão prontas para o Brasil”.

“Estou confiante de que esta será mais uma Missão bem-sucedida, que mostrará as nossas credenciais de nação de empreendedores.”

David Bott, Diretor de Programas de Inovação no Technology Strategy Board, explicou:  “O objetivo da Missão é promover parcerias e colaborações entre empresas de tecnologia limpa britânicas e agências governamentais, empresas e investidores brasileiros.

“O Brasil é o quinto maior mercado do mundo, com uma base industrial ampla e sofisticada. Este evento de uma semana ajudará a abrir o mercado brasileiro às empresas da Missão, além de fomentar o crescente setor de tecnologia limpa britânico e atrair investimentos ao Reino Unido.”

Simon Carter, Diretor e Chefe de Energia Renovável na UKTI, concluiu: “A UKTI está muito feliz com a oportunidade de patrocinar a Missão Clean and Cool no Brasil. Isto representa uma relação positiva entre um mercado inovador e outro em crescimento, além de ser uma grande oportunidade para algumas das melhores empresas britânicas neste setor tão importante.”

A partir de 30 de outubro, as  dezessete empresas passarão uma semana imersas no negócio de tecnologia limpa brasileiro e em comunidades de investimento e inovação no Rio de Janeiro e São Paulo. Elas terão a oportunidade de expandir suas operações internacionais para diversos setores, desde saneamento e agricultura até reflorestamento, bioenergia e energia eólica e arquitetura inteligente e transporte.

-FINALIDADES-

Notas ao Editor

Participantes da Missão Clean and Cool Brasil 2013:

·         A Antaco desenvolveu um processo de geração de energia a partir de resíduos sólidos, que converte qualquer tipo de biomassa seca ou molhada em biocarvão sólido e neutro em carbono.

·         Mais de meio bilhão de portadores de telefone celular no mundo têm dificuldade em carregar a bateria dos seus aparelhos, por viverem em regiões “fora da rede elétrica”. A Buffalo Grid resolve esse problema através de carregadores de bateria portáteis cashless, movidos a energia solar.

·      A Clayworks atendeu à demanda global por acabamentos estéticos de alta-qualidade com uma linha de acabamentos de gesso orgânico biodegradáveis, não tóxicos e que ajudam a reduzir a umidade, neutralizar odores e diminuir as bactérias no ar.

·         Os produtos da Clearview Traffic Group tornam as estradas mais seguras, limpas e eficientes através dos seus tachões Astucia, que utilizam energia solar, e do seu sistema de gerenciamento de tráfico Golden River.

·         A Codbod permite às empresas armazenar, rastrear e registrar dados ambientais em seus sites e nos sites de seus fornecedores. Esta tecnologia vai transformar a maneira como as empresas visualizam e registram seu desempenho ambiental.

·         Até 2016, nenhuma lâmpada incandescente será produzida ou usada no Brasil. A Cool-Curve desenvolveu lâmpadas de LED 90% mais eficientes e duradouras do que as lâmpadas tradicionais, além de usarem apenas 10% da eletricidade para gerar a mesma quantidade de luz.

·          As soluções da  Cyan oferecem um gerenciamento de energia mais eficiente, melhorias na confiabilidade da rede elétrica, economia operacional e de capital e uma redução nas emissões de carbono através do controle dos medidores inteligentes e da iluminação de rua no país inteiro a partir de uma central única.

·         A Elemental Digest Systems criou uma solução compacta e transportável que leva resíduos sólidos orgânicos de abatedouros e os transforma em fertilizante natural in loco. Esta tecnologia transforma resíduos indesejáveis numa comodidade valiosa que pode ser vendida à indústria agrícola.

·        A  Embedded Technology Solutions desenvolveu uma coleira de alta-tecnologia para vacas leiteiras e novilhos, equipada com um software analítico de previsão que envia uma mensagem ao celular, tablet ou laptop do fazendeiro avisando quando a vaca está no cio, doente ou mancando.

·         O Floresta Group é um grupo de empresas que projeta, financia e desenvolve programas de carbono florestal na Indonésia e no Brasil, para combater o desmatamento e obter níveis de retorno equivalentes aos de empresas não listadas.

·         Hydro Industries criou uma solução sem componentes químicos que purifica água potável e residual, permitindo às empresas gerenciar o processo de maneira remota.

·         Para substituir os tradicionais aerogeradores, a Kite Power Solutions desenvolveu pipas de alto-desempenho que movem um gerador no solo para gerar energia.

·         A PAPA Pump projetou uma série de sistemas de gerenciamento de água “zero energia”, que ajudam a prevenir secas e reduzir o risco de enchentes. Eles utilizam apenas energia gerada por fontes de água corrente e não requerem nenhum tipo de combustível ou manutenção.

·         A RE Hydrogen Ltd produz metano limpo a partir de biogás bruto, gás gerado por aterros sanitários ou metano de jazidas de carvão, através de uma solução energética mais eficiente e com menos custos do que os compressores de gás  tradicionais. Os veículos movidos a CNG (gás natural veicular) no Brasil poderão se tornar uma alternativa de lucro limpo.

·          A  Rezatec soluciona problemas de negócios globais causados por mudanças ambientais através da análise científica de dados enviados por terra e por satélite, tais como o monitoramento de atividades de desmatamento e o cálculo de inventários globais de carbono florestal. Esta tecnologia reduz os custos de quantificação, monitoramento e verificação de mudanças no uso da terra, riscos ambientais e valor dos ativos.

·         A SEaB Energy permite às empresas converter resíduos sólidos orgânicos em energia in loco, através de estações de tratamento autônomas e inteiramente automatizadas instaladas dentro de contêineres transportáveis. Os custos de entrega são baixos e a instalação é rápida.

·         A trakeo desenvolveu uma plataforma de software que exibe a cadeia de suprimentos e verifica as certificações necessárias para que as empresas possam rastrear a origem dos produtos e garantir a sua sustentabilidade.

Para garantir um lugar na Missão Clean and Cool 2013, estas dezessete empresas tiveram que demonstrar o potencial de suas tecnologias ao Technology Strategy Board, a agência de inovação do Reino Unido. A Missão é organizada pela The Long Run Venture e patrocinada pela UKTI e por patrocinadores privados.

Para mais informações, acesse www.cleanandcoolmissão.com

Para acompanhar o progresso destas dezessete empresas, acesse @innovate_uk and @CleanandCool

Informações adicionais

The Technology Strategy Board é uma agência governamental com fins comerciais no Reino Unido, dedicada a fomentar o crescimento econômico através da consolidação do Reino Unido como um líder global em inovação. A agência reúne empresas, pesquisas e o setor público em sua missão de apoiar e acelerar o desenvolvimento de produtos e serviços inovadores para atender às necessidades do mercado, enfrentar grandes desafios sociais e ajudar a construir a economia do futuro. The Technology Strategy Board  é patrocinada pelo Department for Business, Innovation and Skills (BIS). www.innovateuk.org