vencedores_novo_nordiskAlunos de direito das Faculdades Santo Agostinho criam projeto mecanismo alternativo para destinação de resíduos como o óleo de cozinha

São Paulo, fevereiro de 2014 – A primeira edição do Prêmio Novo Nordisk de Sustentabilidade já tem seu grupo vencedor. Com o projeto “Óleo Novo” quatro alunos e uma coordenadora do curso de direito das Faculdades Santo Agostinho, em Montes Claros – MG, mostraram que é possível encontrar alternativas para o descarte de óleo residual de cozinha.

A empresa, líder mundial no tratamento do Diabetes, apresentou um desafio para instituições de ensino superior da cidade. O objetivo era incentivar o desenvolvimento de projetos de intervenção voltados para educação, saúde e meio ambiente, promovendo transformação social.

A ideia do projeto vencedor se mostrou simples e eficaz: fornecer subsídios para a criação de uma rede de coleta adequada para o óleo de cozinha já utilizado, dando um destino sustentável aos resíduos e evitando a contaminação de recursos hídricos. O resíduo coletado é encaminhado para uma cooperativa estruturada para a coleta de resíduos recicláveis e beneficiamento do óleo. Após o processo de tratamento, o produto segue para a produção de biocombustível. A iniciativa ainda gera empregos e assegura o desenvolvimento da comunidade, o que atende todas as expectativas propostas no desafio.

“O projeto Óleo Novo aborda a conservação de recursos hídricos, um assunto de extrema importância para a fábrica da Novo Nordisk não apenas pela responsabilidade ambiental, mas especialmente pelo fato de termos a água como principal componente das nossas insulinas. Por tal motivo, é necessário incentivar e apoiar projetos que visem a sua conservação. O projeto ainda contribuirá para geração de renda de 50 famílias de Montes Claros”, contou Anna Paula Lopes, supervisora de sustentabilidade da Novo Nordisk e uma das juradas do prêmio.

Kelle Caldeira e Castro, coordenadora do projeto vencedor e seus alunos visitaram a matriz da Novo Nordisk, na Dinamarca, em janeiro, para conhecer as ações globais de sustentabilidade promovidas pela companhia. “Foi uma experiência muito valiosa. Pudemos trocar informações e aprender com um país que já tem uma consciência ambiental amadurecida. Por meio da colaboração entre empresas, produtos que são descartados no processo produtivo de uma podem ser reaproveitados na outra. Uma ideia de preocupação com o destino dos resíduos que merece ser aprendida e aplicada em nosso entorno.”, conta Kelle.

Além da visita, a instituição de ensino vencedora recebeu um patrocínio de 100 mil reais para executar o projeto idealizado, que será colocado em prática já nos próximos meses, na fábrica da empresa em Montes Claros.

 

Sobre a Novo Nordisk

Sediada na Dinamarca, a Novo Nordisk é uma empresa global de saúde, com 90 anos de inovação e liderança no tratamento do diabetes. A empresa também tem posições de liderança em cuidados com a hemofilia e terapias hormonais. A Novo Nordisk emprega aproximadamente 38,000 funcionários em 75 afiliadas e comercializa seus produtos em mais de 180 países. Para mais informações, visite o site www.novonordisk.com.br

 

 

Informações à Imprensa

Burson-Marsteller Brasil

 

Camila Cardoso – 3040-2412|camila.cardoso@bm.com

Fabiana Delgado – 3094-2242|fabiana.delgado@bm.com

Mabel Santos – 3094-2297|mabel.santos@bm.com

Raquel Matrone – 3040-2411|raquel.matrone@bm.com