img-curso-de-veraoComunicar, escutar, estimular, integrar e acolher. Esses são os objetivos do Programa Espaço Escuta, um projeto social gratuito com a proposta de ser um local de atendimento e referência para crianças usuárias de implante coclear. O Espaço, inaugurado em setembro de 2011 na capital paulista, já atendeu mais de 100 famílias.

No local, as crianças e seus pais ou responsáveis participam de atividades realizadas semanalmente, de acordo com a faixa etária de cada grupo, que visam a qualidade de vida, o estímulo da comunicação oral e a inserção social. Um trabalho complementar à terapia fonoaudiológica, à escola e ao centro de implante.

Enquanto as crianças participam de oficinas de estimulação de linguagem junto às fonoaudiólogas, os responsáveis participam de oficinas, apresentações e do grupo de pais com a assistente social, a fonoaudióloga e a psicóloga. “A equipe do Programa Espaço Escuta acredita que o trabalho realizado com as crianças implantadas é tão importante quanto o trabalho realizado com seus responsáveis e, por esse motivo, desenvolve projetos com atividades específicas para cada um”, explica a Psicóloga e Coordenadora do Programa, Carla Rigamonti.

Todas as atividades são gratuitas, uma vez que o programa é uma iniciativa do setor de Responsabilidade Social da Politec Saúde, empresa responsável pela importação do implante coclear da Cochlear para o Brasil há 10 anos.

Os projetos de intervenção têm início a cada semestre e, após uma análise dos profissionais do Espaço, há a possibilidade da família continuar com a equipe após esse período. Para participar,  a criança deve ter entre 2 e 11 anos, ser usuária de implante coclear (da marca Cochlear), fazer uso sistemático do implante, frequentar a escola (se tiver idade escolar), fazer terapia fonoaudiológica e o acompanhamento periódico no centro de implante coclear.

Para saber mais sobre o Espaço e sobre seus projetos, acesse: www.programaespacoescuta.com.br

 

Sobre o implante coclear:

O implante coclear é uma prótese eletrônica introduzida cirurgicamente na orelha interna, que substitui o ouvido de pessoas que tem surdez total ou quase total. O funcionamento do implante coclear difere do Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI). Atualmente existem no mundo, cerca de 100 mil usuários de implante coclear. Para saber se o individuo pode realizar a cirurgia é necessário o encaminhamento a profissionais da saúde como: médico otorrinolaringologista, fonoaudiólogo, assistente social e psicólogo. A equipe multidisciplinar é essencial para orientação dos familiares que terão que se adaptar a nova realidade do paciente que voltará ouvir.

 

Sobre a Politec Saúde:

Com 40 anos de atuação no setor médico-hospitalar, a Politec destaca-se pelos produtos inovadores e o alto padrão de qualidade de serviço que oferece às instituições, profissionais da saúde e seus usuários. A empresa importa e comercializa uma vasta gama de produtos de alta tecnologia, nas mais diversas áreas, com o intuito de proporcionar melhor qualidade de vida e maior bem-estar aos usuários de seus produtos.

Site: www.politecsaude.com.br