londresJá imaginou dar uma voltinha pelos pontos turísticos de Londres e parar para tomar um copo de água, vindo diretamente do esgoto? Estranho e nojento, não é? Mas isso pode se tornar realidade muito em breve, graças a uma nova estratégia da empresa Thames Water, que pretende reciclar o esgoto da cidade e fornecer água potável de qualidade para a população.

Pode parecer estranho, mas a ação não é nenhuma novidade. Lugares como Cingapura e Estados Unidos já recebem água potável vinda do tratamento de esgoto, que pode ser feito através de processos ‘simples’, mas muito caro. Um deles, conhecido como osmose inversa, consiste em forçar as moleculas de água a passarem por membranas finíssimas, com o objetivo de filtrar impurezas. O sistema é tão poderoso que é capaz de filtrar pequenas moléculas de sal e, no final, a água ainda passa por um processo de desinfecção com radiação ultravioleta para garantir qualidade e pureza.

A ação, que começou a ser estudada e implantada no ano passado, pretende deixar a cidade preparada para uma crescente necessidade de abastecimento. Segundo a empresa, em 25 anos, a necessidade de água potável crescerá mais de 80% em Londres.

Aqui no Brasil, mas especificamente em São Paulo, a SABESP firmou um acordo com empresas para fornecer água reciclada de esgoto às indústrias petroquímicas alocadas no distrito de Capuava, em Mauá-SP. Segundo a empresa, o Aquapolo Ambiental, fornece hoje cerca de 650 litros de água por segundo, mas a estimativa é que o fornecimento dobre até 2016.