Novo terminal de passageiros_Viracopos_0001Empreendimento, que tem planejamento e captação de recursos da VCI, tem previsão de investimento de R$ 118 milhões e entrega em 2017

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, terá o seu primeiro hotel interno e será o segundo do estado de São Paulo a receber este tipo de empreendimento, anexo ao novo terminal de passageiros. O empreendimento, que terá a bandeira TRYP by Wyndham, é resultado do acordo entre a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos e a VCI, joint-venture formada pelas empresas FISA e Valor Finanças Corporativas. O hotel terá 400 quartos, investimento de R$ 118 milhões e tem previsão de entrega para 2017.

A FISA é responsável pelo planejamento estratégico, enquanto a Valor Finanças Corporativas cuida da estruturação financeira e captação de investimentos. A construção do empreendimento está a cargo da Skipton, incorporadora de Curitiba que também está financiando 40% do investimento. Outros 40% são provenientes da incorporadora Markcorp, de Fortaleza, enquanto o restante será investido pela própria FISA.

“Mais uma vez elaboramos um projeto robusto e sustentável, que não só comportará o crescimento do aeroporto de Viracopos”, explica Samuel Sicchierolli, CEO da VCI e presidente da FISA.

A incorporação de um hotel deste porte a Viracopos reforça o projeto da concessionária Aeroportos Brasil Viracopos de transformar o terminal em uma cidade aeroportuária. “Com essa nova conquista, com certeza iremos elevar o nível da qualidade dos serviços prestados no aeroporto e reforçaremos nossa meta de ser o melhor e maior aeroporto da América Latina”, comemora o diretor-presidente de Viracopos, Luiz Alberto Küster.

O hotel será um upscale da bandeira TRYP by Wyndham, do grupo norte-americano Wyndham Worldwide. Trata-se de uma marca de hotéis urbanos, já presente em mais de 90 cidades da Europa, América do Norte e da América do Sul, incluindo Nova York, Madrid, Barcelona, Berlim e Paris.

Além dos 400 quartos, o hotel contará com um restaurante e lobby bar, que poderão ser utilizados também pelas pessoas que passam pelo aeroporto, mesmo que não hospedadas no local. Também haverá um Fitness Room, marca registrada dos hotéis TRYP.

Além dos estudos de mercado que balizaram a negociação, o aeroporto foi extremamente cuidadoso na finalização da negociação com a VCI. “Este negócio tem a cara de Viracopos, pois é ambicioso, feito com muito cuidado e proporcionará conforto, praticidade e mobilidade aos futuros passageiros”, disse o gerente de Novos Negócios de Viracopos, Caled Omar Fares.

Expansão de Viracopos

A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos iniciou, no segundo semestre de 2012, o primeiro ciclo de expansão do Aeroporto Internacional de Viracopos. Nesta etapa da ampliação está prevista um novo terminal de passageiros com capacidade para 22 milhões de passageiros por ano, 28 pontes de embarque e sete posições remotas de estacionamento de aeronaves, edifício-garagem com 4 mil vagas, duplicação do pátio de aeronaves e readequação do sistema viário do sítio aeroportuário.

Enquanto constrói o novo terminal de passageiros de Viracopos, a concessionária vem investindo constantemente em segurança, conforto e comodidade no atual terminal. O reconhecimento do trabalho veio por meio de pesquisa realizada pela SAC (Secretaria de Aviação Civil), da Presidência da República, em que Viracopos ficou em primeiro lugar entre os 15 maiores aeroportos brasileiros na opinião dos usuários. O aeroporto da região de Campinas alcançou a melhor nota entre todos – 4,12, em uma escala que vai de 1 (péssimo) a 5 (muito bom).

“Com essa expansão do mercado de aviação e turismo no Brasil, Viracopos se torna cada vez mais um hub importante no Brasil”, afirma Samuel Sicchierolli. “Assim, este empreendimento suprirá uma demanda crescente por acomodações por parte de viajantes, sejam eles de turismo ou negócios, e também para quem visita Campinas.”

Sobre a VCI

Criada há um ano, a Venture Capital Investments Group – VCI é uma joint-venture da Future Investments – FISA (no mercado há 12 anos) e a Valor Finanças Corporativas, empresa do grupo Valor Investimentos (existente há 10 anos). A primeira empresa é responsável por todo o planejamento estratégico e consultoria, enquanto a segunda é encarregada da estruturação financeira e pela atração de investidores para o negócio.

No Brasil, a FISA tem como clientes a espanhola Hotusa Group, dona das marcas Domus Selecta, Hotusa Hotels, entre outras; e a norte-americana Wyndham Worldwide, das marcas Wyndham Grand Collection, Days Inn, Super 8, Hawthorn Suites e Wyndham Hotels & Resorts, entre outras.

A VCI também é responsável por viabilizar os dois novos hotéis dentro do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo – sendo um deles o primeiro dentro de um terminal aeroportuário na América do Sul.