Evento avaliará o que foi feito no período e discutirá alternativas para acelerar as políticas de combate aos efeitos das mudanças climáticas na cidade

A lei que instituiu a Política de Mudança do Clima no Município de São Paulo (Lei 14.933, de 5 de junho de 2009) será tema do evento que a Rede Nossa São Paulo promoverá no próximo dia 20 de maio.

Passados quase cinco anos de vigência da chamada Lei de Mudança do Clima, quais das medidas ali previstas foram ou estão sendo colocadas em prática pela administração municipal?

No encontro, além do balanço do que foi ou não executado, também serão debatidas alternativas para acelerar políticas públicas, com o objetivo de atingir as metas previstas de combate aos efeitos das mudanças climáticas na cidade.

A Política de Mudança do Clima no Município determina, entre outras medidas, a redução do uso de combustíveis fósseis, com meta de, pelo menos, 10% a cada ano. De acordo com a lei, em 2018 todos os ônibus do sistema de transporte público do município terão que utilizar combustível renovável não fóssil.

Também estão incluídas nas ações preconizadas: o estímulo ao transporte não motorizado, com ênfase na implementação de infraestrutura e medidas operacionais para o uso da bicicleta; medidas para atrair os usuários de automóveis para o transporte coletivo; e implantação de corredores e faixas exclusivas de ônibus.

Durante o evento, um levantamento será apresentado por Fernando Beltrame, do Grupo de Trabalho (GT) Meio Ambiente da Rede Nossa São Paulo. Em seguida, Délcio Rodrigues, consultor em mudanças climáticas e vice-presidente do Instituto Vitae Civilis, relatará o inventário de emissões de gases de efeito estufa da cidade de São Paulo.

Além disso, representantes da Prefeitura e da Câmara Municipal foram convidados para o debate. Já confirmaram presença: o secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, Wanderley Meira do Nascimento; o secretário municipal de Serviços, Simão Pedro; o secretário municipal do Trabalho, Artur Henrique; o vereador Ricardo Young, da Frente Parlamentar pela Sustentabilidade; o vereador Nabil Bonduki, representando o Fórum Suprapartidário por uma São Paulo Saudável e Sustentável; e o vereador Gilberto Natalini, presidente da Comissão Extraordinária Permanente de Meio Ambiente.

Serviço:

Evento “Balanço dos cinco anos da lei que instituiu a Política de Mudança do Clima no Município de São Paulo”

Data: 20 de maio de 2014

Horário: das 9h30 às 12h30

Local: Teatro Anchieta do SESC Consolação

Endereço: Rua Dr. Vila Nova, 245.

Contatos: Airton Goes (airton@isps.org.br, 11 3894 2458, 11 7673 0047) e Luana Copini (lcopini@isps.org.br, 11 3894 2463, 11 9 9434 2298)