4a7e21ccb7e007b0176bbe30ab8b550aO estado está entre os que mais formou profissionais no Pronatec Turismo, com foco na Copa do Mundo. A capital Cuiabá ocupa a primeira posição em número de formandos (5.893) no país

O Mato Grosso assumiu posição de destaque no Pronatec Turismo, programa de qualificação profissional para a Copa do Mundo gerenciado pelo Ministério do Turismo. O estado foi um dos que mais formou profissionais nos 52 cursos oferecidos pelo programa.

O Mato Grosso, com seis municípios atendidos (Cuiabá, Aquidauana, Bonito, Corumbá, Jardim e Miranda), formou, até o momento, 7.683 profissionais. Em número de matrículas, 14.650, perde somente para o Rio Grande do Sul, que inscreveu 19.511 pessoas desde 2012, início do esforço de qualificação do governo federal para a Copa do Mundo.

O Pronatec tem um saldo de 166 mil matriculados, dos quais 75.020 concluíram os cursos em 22 estados. A meta, já superada, era a de chegar à Copa do Mundo com 157 mil inscrições.

“Com o Pronatec Turismo temos a chance de suprir uma grande lacuna do turismo brasileiro, que é a carência de profissionais qualificados.  Com certeza, sairemos da Copa do Mundo como um destino turístico mais competitivo”, diz o ministro do Turismo, Vinicius Lages.

Entre as cidades-sede, Cuiabá ocupa a primeira posição em número de formandos (5.893) e a segunda em inscrições (11.092), depois de Salvador. No total, foram matriculados 89.169 e formados 38.139 profissionais e pessoas interessadas em trabalhar com turismo.

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego para o segmento turístico tem ações do Pronatec Copa, Pronatec Copa na Empresa e Pronatec Social, em 120 cidades brasileiras. Entre estas cidades estão as capitais sede do Mundial, além de municípios do entorno das capitais e destinos turísticos consolidados.

As formaturas de alunos do Pronatec Turismo estão na agenda das visitas do ministro Vinicius Lages às cidades-sede. Na semana passada, ele participou da entrega de certificados em Porto Alegre. Na quarta (06), foi a vez de Recife.