parkRepresentantes do ICMBio, SEBRAE Nacional, ABAV, Braztoa, ABETA e outras entidades estarão no painel da ASF 2014

São Paulo (SP) – Com apoio das principais entidades do segmento, o painel “Parques Pedem Socorro” organizado pela ABETA (Associação Brasileira de Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura) inicia uma ação que tem como meta trazer muitos benefícios para o turismo, meio ambiente e qualidade de vida no Brasil. O evento será realizado nesta quinta (15), na abertura da Adventure Sports Fair, em São Paulo (SP).

Com objetivo de conseguir a ampliação do orçamento destinado a parques e unidades de conservação de todo o país, o evento tem a presença confirmada de representantes das principais entidades do setor como o Deputado Federal Renato Molling, presidente da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados; o presidente do ICMBio, Roberto Ricardo Vizentin; o presidente da ABAV, Antonio Azevedo; o presidente da ABETA, Douglas Simões; a gerente adjunta do SEBRAE Nacional, Ana Clévia Guerreiro Lima; o diretor de políticas públicas da Fundação SOS Mata Atlântica, Mário Mantovani; o presidente da Braztoa, Marco Ferraz; a coordenadora de Comunicação do Instituto Semeia, Edilaine de Abreu; e Anna Carolina Lobo, coordenadora da WWF.

O Ministro do Turismo, Vinicius Lages, que já havia destacado a importância dessa iniciativa da ABETA, também deve comparecer ao evento. Segundo Douglas Simões, presidente da associação, a abertura do painel na Adventure Sports Fair será apenas o começo.

“Os pontos principais a serem melhorados são infraestrutura para visitação e monitoramento. Já existem inúmeros estudos da ABETA e do Instituto Semeia de modelos de gestão e concessão de parques. O que é necessário agora é que os parques tenham um orçamento mínimo para conseguirem existir enquanto parques e atender uma de suas principais vocações, que é o uso público” afirma Douglas.

Também parceiros no segmento, a ABAV destacou a importância dos parques e unidades de conservação no turismo brasileiro. A entidade será representada no painel por seu presidente: o senhor Antônio Azevedo.

“Os parques nacionais constituem uma das maiores riquezas do Brasil também sob o ponto de vista turístico, uma vez que reúnem atrativos naturais e culturais de extraordinário valor ambiental. É fundamental, entretanto, que o aproveitamento deste notável patrimônio se dê sob a ótica do desenvolvimento sustentável, o que, na prática, recomenda a adoção de políticas públicas alinhadas à visão da Associação Brasileira de Agências de Viagens e da ABETA, entidades coirmãs”, analisa o presidente da ABAV.

Referência em dados quando se fala em parques e unidades de conservação, o Instituto Semeia também confirmou presença e enviará sua coordenadora de comunicação, Edilaine de Abreu.

“As unidades de conservação brasileiras têm um enorme potencial para se tornarem fontes de riqueza, ou seja, geradoras de conservação, emprego, renda, lazer, receitas adicionais na economia, entre outros. Dar a devida atenção a essas áreas, buscar alternativas de investimento e novos modelos de gestão é o que vai despertar esse potencial. Em outros lugares do mundo, estas áreas são polos dinamizadores das economias em que estão inseridas: EUA, Nova Zelândia, Austrália, África do Sul e outros países, incluindo economias menos potentes que a nossa”, comenta a coordenadora do Instituto Semeia.

 

Segundo Edilaine, o investimento nos parques e unidades de conservação espalhados por todo o Brasil ainda podem trazer grande retorno para diferentes áreas de atuação no país.

“Os parques, que são nosso foco de atuação, foram criados para propiciar, além da conservação, oportunidades de lazer, interpretação ambiental, turismo, pesquisa etc. A sociedade tem o direito de receber isso e um trabalho de mobilização em rede é o que vai sensibilizar as pessoas para esta nova reflexão e abordagem”, completa a representante do Instituto Semeia.

 

A ABETA (Associação Brasileira de Ecoturismo e Turismo de Aventura) tem como principais objetivos representar, qualificar e promover seus associados, por meio de ações e parcerias. A entidade é responsável pelo programa Aventura Segura, referência mundial no mercado da vida ao ar livre. Atuando desde 2004 pelo segmento, a Abeta conta hoje com mais de 170 empresas com sedes em 22 estados do Brasil.

 

ABETA

Rua Minerva, 156 – Perdizes – São Paulo (SP)

Contato: (11) 2371-5336

Site: www.abeta.tur.br

Facebook: facebook.com/abeta.brasil

Twitter: @abetanacional