unnamedO procedimento para solicitar o documento é igual ao requerimento do visto de turismo

Você não vai passear, trabalhar, nem estudar nos EUA, mas vai precisar de autorização do governo norte-americano simplesmente para aterrissar no território estadunidense, ou para passar algumas horas no aeroporto e fazer conexão para outro avião.

Exatamente! Você precisa do visto de trânsito norte-americano se vai para o México, Canadá, China ou Japão, por exemplo, mas vai parar em alguma cidade dos EUA para uma escala ou conexão. Essa exigência passou a ser feita pelo governo dos EUA em 2003, após os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001, aumentando ainda mais os cuidados na hora de planejar uma viagem internacional.

Além de se preocupar com hospedagem e a compra da passagem, é fundamental se atentar aos detalhes do voo, como se será direto, se haverá escalas ou conexões e, mais importante, se o governo do país onde você vai passar exige o visto de trânsito.

A escala é apenas uma aterrissagem em uma das cidades antes do destino final da viagem, para o embarque e desembarque de passageiros; e quando há conexão as pessoas precisam trocar de avião. Mas se a pessoa não tiver o visto de trânsito aprovado, nem chegará a embarcar. Por isso, o procedimento correto é fazer a solicitação do visto de trânsito junto com o visto para o destino final, ou depois que ele estiver aprovado, conforme orientações do diretor da Infovistos, Alexandre Luis Pedrosa.

Ele conta que é muito comum receber contato de pessoas que compram passagens aéreas pela internet, mas não reparam se o voo é direto ou não, e quando chegam à véspera da viagem, se dão conta de que será necessário tirar visto de trânsito para a escala ou conexão. “O problema é que aí não há mais tempo hábil. O processo de requerimento é o mesmo do visto de turismo, e é preciso uma média de 15 ou 20 dias de antecedência para fazer a solicitação.”, explica Alexandre.

O visto de trânsito para os EUA tem validade improrrogável de dez dias, para uma única entrada e, conforme procedimento tradicional, sua aprovação está condicionada à entrevista no consulado e documentos apresentados, como provas de que o viajante tem condições para cobrir suas despesas durante a passagem pelos EUA, bem como de que tem intenção e necessidade de voltar ao seu país de origem, por causa da família, trabalho, estudos ou outros compromissos.

Para saber mais informações, acesse www.infovistos.com.br.