maracanãA Plataforma #VAIMUDARNACOPA permite a visualização das relações entre poder econômico e poder público que aconteceram na realização do evento. Ações governamentais também são objeto de análise

 

13,9 bilhões de reais foram gastos em obras de mobilidade e estádios. Mas onde foi parar esse dinheiro? #VaiMudarNaCopa mostra em um infográfico de fácil navegação a distribuição dos investimentos nas 12 cidades sede que recebem o torneio. Com a ferramenta, é possível visualizar facilmente os grupos econômicos beneficiados em cada obra. Entrando nos perfis de cada um, você vê todos os projetos da Copa relacionados a este grupo e os financiamentos de campanha realizados por ele aos diferentes partidos políticos. Experimente você mesmo, acessando: http://vaimudar.org/#/~/total-em-obras-de-mobilidade-e-est-dios

Por exemplo no Rio de Janeiro, a cidade com os maiores gastos com estádios e obras de mobilidade, vemos que as maiores beneficiadas com a reforma do estádio do Maracanã foram Odebrecht, Andrade Gutierrez e Delta, sendo que as duas últimas também ganharam com a construção do BRT Transcarioca na mesma cidade. A Andrade Gutierrez realiza doações crescentes ao PT desde 2006 (tendo destinado mais de R$ 21 milhões em 2012) e de importantes somas ao PSDB e PMDB. Veja aqui o gráfico de doações completo no perfil do grupo: http://vaimudar.org/redes-de-poder/andrade-gutierrez-sa/

Além dos gastos, a remoção forçada é um dos maiores legados negativos da Copa

Estima-se que o número de removidos ultrapasse 248 mil pessoas. Isso significa que aproximadamente um em cada mil brasileiros perdeu sua casa por conta da Copa do Mundo. São Paulo e Rio de Janeiro são as campeãs das estatísticas com aproximadamente 89 mil e 39 mil remoções, respectivamente.

No Rio de Janeiro, houve casos de notificação de zero dias para a remoção. Além de ilegal, a ação é uma violação grave aos direitos da população, já que a Constituição estabelece a moradia como direito fundamental.

Leia a análise completa e conheça a Notificação de Zero Dias em: http://vaimudar.org/analises/organizacoes-globo-e-copa-do-mundo/

 

Sobre #VaiMudarNaCopa

Plataforma digital recém lançada que facilita a participação popular nas mudanças políticas do Brasil. É uma resposta às manifestações públicas e pedidos por transformações na esfera pública de nosso país.

A ferramenta tem como tema inicial a Copa do Mundo. Ela reúne três aspectos importantes para o exercício da democracia: debate aberto, informação sobre o cenário político e participação ativa pela mudança.

Conforme Tom Zanella, Diretor Executivo da OKF Brasil, a ideia de trazer conteúdos como esse para a plataforma #VaiMudarNaCopa é estimular o pensamento crítico e facilitar a participação popular nas mudanças políticas no Brasil. Segundo ele, “a informação sobre o cenário político é fundamental para o exercício da democracia. Com ela é possível ter o debate aberto e a participação ativa e inteligente da população.”

Assista o vídeo do projeto: https://www.youtube.com/watch?v=FSquF7pe0QU

Mais informações sobre o VaiMudarNaCopa: http://vaimudar.org/sobre

 

Sobre a Open Knowledge Foundation Brasil 

Página do capítulo brasileiro da Open Knowledge Network no Brasil (OKF Brasil), a Rede pelo Conhecimento Livre. A Open Knowledge Brasil é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos e apartidária que trabalha por um mundo em que o conhecimento empodera as pessoas.

Presente em mais de 40 países, a organização foi premiada em Maio de 2014 como uma das finalistas do Desafio de Impacto Social do Google no Brasil.

Mais informações sobre a OKF Brasil: http://br.okfn.org/