lilianLilian Mendonça, gerente do Uberaba Apart Hotel (MG), aponta os principais desafios em se administrar um estabelecimento hoteleiro

A presença feminina vem crescendo a passos largos em muitos setores da economia, não sendo diferente na hotelaria. A profissional Lilian Mendonça  (foto) assumiu, no início deste ano, a gerência do Uberaba Apart Hotel, estabelecimento localizado no Triângulo Mineiro, e já se destaca em sua atuação no cargo. “O famoso ‘feeling feminino’ nos deixa à vontade para tomar decisões acertadas além de termos uma visão crítica aguçada na questão de limpeza e padronização”, ressalta.

 

Um dos principais desafios iniciais de Lilian foi conquistar a confiança da equipe – a valorização dos talentos humanos, de acordo com a gerente, permite ter um maior equilíbrio no trabalho em grupo. “Desta forma, podemos observar que a melhora no desempenho de cada um”, aponta. A gerente é formada em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Desde 2003 atua no setor hoteleiro, tendo experiência em gestão, operação, pesquisa e consultoria empresarial. “A prática em cargos administrativos contribui para uma gestão mais madura e organizada, mas em cada empresa existe a necessidade de se adaptar à equipe e as diretrizes da direção, buscando sempre vantagens a curto, médio e a longo prazo”, explica Lilian.

 

Para a gerente, um bom gestor tem que ser comunicativo, entender a importância de sua equipe, ter uma visão holística do negócio e, acima de tudo, dar bons exemplos. “É necessário estar sempre disponível e atento aos detalhes e novidades”, frisa. “A administração de um empreendimento hoteleiro é uma atividade bem ampla e diversificada, são vários detalhes que não podem passar despercebidos em cada setor. A preocupação com o bem-estar do cliente deve ser item primordial no dia a dia.”

 

Lilian procura sempre se manter atualizada, realizando cursos e treinamentos voltados para a sua área de atuação – seus últimos certificados foram na área de Hotelaria Hospitalar e Programação Ambiental. Atualmente, a gerente está aperfeiçoando suas competências sobre etiqueta relacionada a restaurante e hotelaria.

 

Sobre o Uberaba Apart Hotel

 

O Uberaba Apart Hotel faz parte da Cadeia de Hotéis Associados (CHA), rede de gestão hoteleira criada em 2012 para fortalecer a operação de hotéis independentes e familiares. A CHA Hotéis também é constituída pelo Holz Hotel e Hotel Trocadero, ambos localizados em Joinville (SC), pela Pousada Dom Capudi, em Balneário Bombinhas (SC) e pelo Hotel Bandeirantes, em Barra do Sul (SC).