turistas-chineses-400x300

Monitor de Viagem Internacional dos Chineses mostra que, apenas 31% dos visitantes chegam ao País para aproveitar as férias, enquanto 33% vêm a trabalho e passeiam nas horas livres 
Os viajantes chineses vêm mais ao Brasil a negócios do que por lazer, segundo os hoteleiros. Os dados do Monitor de Viagem Internacional dos Chineses (Chinese International Travel Monitor – CITM, em inglês), da Hoteis.com, mostram que esse índice chega a 36%. O resultado é diferente da percepção de hoteleiros do mundo todo, que afirmam que 62% viajam a turismo – na América Latina, essa porcentagem cai para 43. Os brasileiros também afirmam que 33% dos viajantes daquele País acabam aproveitando esse momento de negócios para conhecer o destino.“O levantamento traz informações importantes para entender o comportamento dos chineses, hoje considerados o maior mercado consumidor e com mais gastos no setor hoteleiro. Apesar de ainda não estar entre os destinos mais desejados, o Brasil é o principal roteiro da América Latina, com o diferencial do turismo de negócios. Com o aumento de empresas da China no país, estes números podem crescer nos próximos anos”, comenta Juan Pasquel, diretor de Marketing da Hoteis.com para a América Latina.

Ainda de acordo com o relatório, a maioria dos viajantes que vem ao Brasil (24%) está acompanhada por colegas e, com uma diferença de apenas um ponto percentual, aparecem os chineses que viajam sozinhos. Um cenário bem diferente para os demais países da América Latina, onde 23% viajam com parceiros e sem os filhos e 22% estão acompanhados de colegas. Em todas as regiões, o período de estadia desses viajantes é de dois a três dias.

Com relação às atividades que mais interessam a esse público, há unanimidade entre os dados globais e regionais. Passeios turísticos feitos de forma independente são os mais procurados. Outras atividades que também foram mencionadas pelos hoteleiros entrevistados são: saídas para jantar, compras, idas à praia e visitas a museus.

O que eles querem?

No ranking de países que os viajantes chineses mais gostariam de conhecer, o Brasil é o representante latino-americano melhor colocado, ficando na 18ª posição. A Argentina ficou na 25ª colocação, seguida do México (26º) e da Colômbia (empatada em 27º). A Austrália é a preferida, seguida da França e da Nova Zelândia.

O Brasil também foi considerado um dos Países mais acolhedores, aparecendo em 16º lugar, a melhor colocação entre os países da América Latina. No ranking, a Austrália também lidera, com Cingapura em segundo e Coreia do Sul em terceiro, empatado com França e Nova Zelândia.

Segundo a percepção dos hoteleiros brasileiros, os serviços mais pedidos pelos hóspedes chineses são Wi-fi ilimitado, com 25% dos pedidos, chaleira (8%) e sala para fumantes (7%). E nisso, os profissionais nacionais já saem à frente, pois atendem às necessidades dos viajantes. Quase 40% já oferecem internet sem fio gratuita, enquanto 13% contam com bules para chá e 11% têm salas para fumantes.

Visando melhorar o atendimento desse público, 9% dos hoteleiros entrevistados afirmaram que pretendem, nos próximos 12 meses, oferecer guias de viagem e materiais de boas-vindas em chinês. Chinelos, macarrão instantâneo, café da manhã chinês e website do hotel em mandarim  também têm destaque na implantação nos próximos meses, com 7% de menções cada.

Confira abaixo os destinos mais desejados e mais acolhedores pelos chineses:

DESTINOS MAIS DESEJADOS PELOS CHINESES   DESTINOS MAIS ACOLHEDORES PELOS CHINESES
POSIÇÃO PAÍS PORCENTAGEM   POSIÇÃO PAÍS PORCENTAGEM
1 Austrália 43% 1 Austrália 39%
2 França 37% 2 Cingapura 29%
3 Nova Zelândia 31% =3 Coreia do Sul 28%
4 Estados Unidos 30% =3 França 28%
5 Suíça 26% =3 Nova Zelândia 28%
6 Canadá 24% 6 Hong Kong 26%
7 Reino Unido 23% =7 Taiwan 23%
8 Cingapura 22% =7 Canadá 23%
=9 Hong Kong 21% =9 Alemanha 18%
=9 Alemanha 21% =9 Reino Unido 18%
=9 Itália 21% 11 Suíça 17%
12 Taiwan 19% 12 Rússia 16%
13 Japão 18% =13 Japão 14%
14 Coreia do Sul 17% =13 Itália 14%
15 Suécia 15% =13 Estados Unidos 14%
=16 Holanda 14% 16 Brasil 12%
=16 Espanha 14% =17 Holanda 10%
18 Brasil 13% =17 Suécia 10%
20 Dinamarca 12% 19 Dinamarca 9%
21 Noruega 11% =20 Finlândia 8%
=22 Rússia 10% =20 Noruega 8%
=22 Finlândia 10% =20 Espanha 8%
24 Irlanda 8% 23 Argentina 7%
25 Argentina 5% 24 Irlanda 6%
26 México 4% =25 Índia 5%
=27 Índia 3% =25 México 5%
=27 Colômbia 3% 27 Colômbia 4%

Confira os serviços mais pedidos pelos hóspedes chineses no Brasil:

POSIÇÃO PEDIDOS PORCENTAGEM
1 Wi-Fi ilimitado 25%
2 Chaleira 8%
3 Sala para fumantes 7%
4 Canais de TV chineses 6%
=5 Restaurante chinês no local 5%
=5 Chá chinês 5%
=5 Guias de Viagem traduzidos 5%
=8 Número específico de quarto ou andar do hotel 4%
=8 Concierge 4%
10 Macarrão instantâneo 3%

Nota para os editores: 3 mil viajantes chineses e 3 mil hoteleiros de 28 países participaram da pesquisa.