imagesEspecialistas do Brasil e do exterior se reúnem no 1ª Oil Spill Brazil – Conference and Exhibition em novembro, na FIMAI – Feira Internacional de Meio Ambiente Industrial e Sustentabilidade, para apresentar aos empresários soluções para se adequar à nova realidade de exploração das reservas, visando a sustentabilidade do processo.

 

Até recentemente os debates sobre os riscos ambientais se concentravam nos grandes fóruns no exterior. Contudo, a descoberta do pré-sal direcionou as atenções para a costa brasileira, atraindo investidores de vários segmentos. As perspectivas de crescimento da produção do petróleo no Brasil representa evoluir 50 anos em 5, especialmente na exploração off-shore. Isso corresponde a triplicar a produção, bem como os negócios, a infraestrutura de transportes e, consequentemente, as exigências de proteção contra acidentes. Diante desse cenário, cabe perguntar: as estratégias e mecanismos para controlar eventuais ocorrências estão acompanhando o progresso do setor?

No mês novembro, em São Paulo, acontece um fórum onde respostas para esta e outras dúvidas poderão ser encontradas, a 1ª Oil Spill Brazil – Conference and Exhibition. Com especialistas do Brasil e do exterior dispostos a oferecer suas contribuições e trocar experiências, a conferência exclusiva reunirá empresários e profissionais que atuam nesse ramo de negócios. “Uma extensa programação vai promover debates sobre tecnologias específicas para gestão de riscos ambientais e capacidade de respostas, projetos de sensoriamento e monitoramento, inovações em materiais e equipamentos, regulação, qualificação profissional, numa cadeia de estruturação muito oportuna que começa a se consolidar”, comenta Jayme de Seta, vice-presidente da ABPCEA (Associação Brasileira de Prevenção e Controle de Emergências Ambientais) e membro do COSEMA (Conselho Superior de Meio Ambiente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – FIESP) e presidente do Comitê Técnico Científico da Oil Spill Brazil Conference.

Mais frequentes do que se pode perceber, os acidentes com óleo e gás não ocorrem somente em grandes plataformas de exploração, acontecem também nos vazamentos de cargueiros e em outras situações cotidianas de logística. A ameaça da poluição por vazamento de substâncias derivadas de petróleo ou de outros produtos perigosos também atinge a rotina dos portos, das estradas, das hidrovias e das ferrovias, a gestão dos resíduos, mas ganha visibilidade na medida em que cresce o mercado demandante desses recursos em toda a América Latina. Nesse sentido também aumenta a pressão de organismos nacionais e internacionais por regulações específicas e pelas garantias de segurança ambiental, ao passo que a indústria e as consultorias técnicas também se dedicam a desenvolver equipamentos, tecnologias e processos.

Programação

O programa da conferência terá temas como: Retrospectiva O&G no Brasil; ICS – Sistema de Comando de Incidentes; Acidentes Ambientais no Brasil; Resposta a derrames no mar; Análise de sensibilidade e vulnerabilidade ambiental; Modelagem hidrodinâmica de derrames de petróleo; Novas tecnologias para gestão e logística de emergências e áreas sensíveis; Planos de emergência e cenários de perfuração; Estratégias para resposta e Avaliação do Risco Ambiental associado ao vazamento de óleo; Processo APELL para comunicação de riscos e preparação de comunidades, entre outros.

Entre as atrações desta edição da FIMAI acontecerão outros eventos paralelos, como o primeiro Congresso do CONFEA/CREA; o 2º Seminário da A&WMA – Air & Waste Management Association; além da décima edição do Seminário de Resíduos Recicle CEMPRE. Os fóruns específicos complementam as temáticas do XVI SIMAI – Seminário Internacional de Meio Ambiente e Sustentabilidade, que reúne grandes autoridades em equipamentos, processos, soluções tecnológicas, inovações e assuntos acadêmicos.

Sobre a FIMAI – Organizada pelo grupo RMAI, que compreende a Revista Meio Ambiente Industrial, o BCB – Brazilian Carbon Bureau e a Ambientepress Produções, a FIMAI – Feira Internacional de Meio Ambiente Industrial e Sustentabilidade é o maior evento anual do setor na América Latina. Novas tendências, inovações tecnológicas, práticas ambientais bem-sucedidas e proatividade no setor socioambiental é a marca registrada dos expositores da feira, transformando o evento em um centro gerador de experiências e de negócios importantes. Concentra mais de 400 expositores nos três dias de feira e recebe visitantes do mundo todo, com circulação média de 15 mil pessoas. A edição da Feira em 2013 movimentou cerca de 1 bilhão de reais em volume de negócios.

 

SERVIÇO

Evento: XVI FIMAI / SIMAI – Feira e Seminário Internacional de Meio Ambiente Industrial e Sustentabilidade*

Data: 11 a 13 de novembro de 2014

Horário: 13h às 20h

Local: Centro de Convenções Expo Center Norte (Pavilhão Azul)

Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme – SP

*Entrada franca

Evento Paralelo: 1ª Oil Spill Brazil – Conference & Exhibition

Outras informações:http://www.oilspillbrazil.com/index_pt.htm