CarroPoucos assuntos são tão discutidos hoje em dia quanto a sustentabilidade. Além de promover a consciência ecológica e ajudar a melhorar o nosso dia a dia, o avanço de novas tecnologias sustentáveis também deixa um mundo melhor para as futuras gerações e, muitas vezes, é sinônimo de economia para o bolso.

 

Quando o assunto é sustentabilidade, um dos principais pontos a ser debatido é a emissão de gases de efeito estufa liberada pelos escapamentos de carros e como esse problema pode ser resolvido ou, ao menos, diminuído. Como os meios de transporte são indispensáveis, a solução é apostar em tecnologias que deixem os automóveis menos poluentes.

 

Nesse quesito, quem se saiu melhor foi a Lexus, uma divisão da Toyota de carros de luxo. O CT 200h, modelo híbrido da marca, foi considerado o carro mais ecológico do mundo pela Associação de Tráfego da Alemanha, que é uma associação que não possui fins lucrativos e incentiva a mobilidade sustentável.

 

O CT 200h conta com um sistema de grande eficiência graças à nova tecnologia Hybrid Drive, que permite que o carro emita apenas 82g/km de CO2, enquanto esse valor em carros normais varia de 400g/km até 800g/km. Além disso, também foi levado em conta o baixíssimo nível de consumo de gasolina: 15,7km/l dentro da cidade e 14,2km/l na estrada.

 

Existem duas versões do modelo: a de entrada, conhecida como ECO, que está disponível no Brasil por 134 mil reais, e a Luxury, que possui um design externo renovado, acabamento de alto padrão e teto solar, disponível por 154 mil reais.

 

Essa nova linha de 2014, uma releitura do modelo de 2011, além dos benefícios ao meio ambiente, apresenta mudanças nos parachoques dianteiro e traseiro, frisos cromados, faróis e luzes de LED, além do item mais desejado pelo consumidor brasileiro, as rodas de liga leve, que melhoram o visual do veículo, valorizam a revenda e também podem ser consideradas mais sustentáveis por pouparem a suspensão a longo prazo.

Dicas para deixar o seu carro mais sustentável

Se você não irá trocar de carro, mas mesmo assim quer tomar algumas medidas para deixar o seu veículo ainda mais sustentável, seguem algumas dicas que o deixarão um pouquinho mais próximo do CT 200h, ao menso em relação à sustentabilidade.

 

A primeira dica é checar regularmente os pneus, que devem ser adequados ao modelo de seu carro, estar bem calibrados e em boas condições, pois eles interferem no rendimento do carro. Quanto mais vazio um pneu está, mais atrito ele exerce contra o chão, o que obriga o motor a trabalhar pesado e consumir mais combustível. Um único pneu vazio aumenta em até 3% o consumo. Por isso, o ideal é calibrar os pneus de 15 em 15 dias e evitar esses excessos que fazem mal para o meio ambiente.

 

Outra dica é utilizar gasolina aditivada, porque, diferentemente da comum, ela possui alguns elementos químicos que, a longo prazo, ajudam a limpar o motor, fazendo com que ele emita menos poluentes. Porém, antes de tomar essa decisão, é preciso consultar as recomendações de combustíveis para o modelo do seu carro.