01Desenvolvido pela Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS), representantes do Projeto de Conservação do Papagaio-de-cara-roxa se reúnem, entre 21 e 24 de outubro, com o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (CEMAVE) em conjunto com o Instituto Chico Mendes (ICMBio).

As duas instituições realizam a coordenação técnica do Plano de Ação Nacional para Conservação dos Papagaios da Mata Atlântica, documento que busca elaborar uma série de ações estratégicas para minimizar as ameaças às espécies de papagaio. Isso é feito através da oferta de informações sobre a biologia das espécies e identificação dos principais fatores de ameaça.

O documento também propõe uma série de medidas de conservação em diversas áreas temáticas, como aampliação do conhecimento científico e do envolvimento com a sociedade. Além do Papagaio-de-cara-roxa (Amazona brasiliensis), o Plano engloba outras quatro espécies de papagaio.

Todo o Projeto de Conservação do Papagaio-de-cara-roxa executado pela SPVS é baseado neste Plano de Ação. A organização participou desde o início da elaboração do documento, que reuniu pesquisadores, gestores de unidades de conservação e analistas ambientais, contribuindo com informações sobre a espécie e também executando ações do Plano relativas ao animal.

O objetivo do evento, realizado em Florianópolis (SC) é monitorar e avaliar as ações já realizadas pelo Plano de Ação.

Exposição do Papagaio-de-cara-roxa

02

No local da reunião, será montada a Exposição do Papagaio, composta por 125 imagens registradas pelo fotógrafo Zig Koch, que há quase dez anos documenta de forma voluntária as ações do Projeto de Conservação do Papagaio-de-cara-roxa.

Zig conta que sempre acreditou na força das imagens, por isso seu envolvimento com o projeto. A exposição utiliza fotos que impressionam pela beleza, cor e simplicidade como um instrumento de sensibilização quanto à fragilidade da espécie e a sua conservação.

Local: Auditório da Estação Ecológica de Carijós – ICMBio
Rodovia Maurício Sirotski Sobrinho s/n, SC 402 – km 02, trevo Jurerê, Bairro Jurerê.Florianópolis-SC
Telefone: (48) 3282-2163

Data: 21 a 24 de outubro de 2014