horario-verao-economizar-energia-eletricaNo dia 19 de outubro teve início o horário de Verão no Brasil nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Adotado anualmente há quase 30 anos, ele tem como objetivo contribuir para a redução do consumo de energia, uma vez que os dias de Verão são mais longos e as noites mais curtas.

 

Como nas regiões próximas à Linha do Equador os dias e as noites têm a mesma duração no ano todo, a implantação do horário de Verão traria pouco ou nenhum proveito. É por isso que a mudança nos relógios se dá somente nos locais distantes da linha que divide o mundo ao meio. De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o principal objetivo do horário de Verão é a não sobrecarga do sistema energético.

 

Se você está notando que a conta de luz está alta e vem utilizando mais energia que o necessário, agora é o momento certo para começar a economizar, afinal, já estamos no horário de Verão. Abaixo, selecionamos algumas dicas de como poupar energia. Confira.

 

Aproveite a luz do dia

 

Como o dia acaba durando mais no Verão, o ideal é aproveitar ao máximo a luz do dia. Deixe as janelas de casa e do escritório abertas, de maneira que entre o máximo possível de luminosidade natural no ambiente e você não precise usar lâmpadas.

 

Consuma água com moderação

 

O Brasil está passando por um forte período de estiagem e isso todos nós já sabemos. O horário de Verão, de acordo com a expectativa do governo, deve contribuir para uma queda de 0,4% no uso de água das principais hidrelétricas do País. Apesar de a economia ser pequena, ela é significativa, por isso, é importantíssimo usar água com moderação para que seu consumo caia ainda mais e ela não falte.

 

Continue economizando dentro de casa

 

Ferro elétrico, geladeira, televisão, computador, chuveiro elétrico, entre outros, são aparelhos que gastam muita energia quando não usados conscientemente. Seja no horário de Verão ou fora dele, o ideal é evitar banhos que ultrapassem 7 minutos, optar por um modelo de geladeira que gasta menos energia (elas vem com o Selo Procel de Economia de Energia) e deixar aparelhos como a televisão, o computador e o ferro ligados apenas quando estiverem em uso.

 

Prefira a lâmpada fluorescente em vez da incandescente

 

Você já deve ter ouvido falar nesses dois tipos de lâmpadas, não é? Para se ter uma ideia de como a lâmpada incandescente deve ser substituída o mais rapidamente possível, o Ministério de Minas e Energia, da Ciência e Tecnologia e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior determinou que esse tipo de lâmpada deve ser retirado do mercado brasileiro até o fim de 2016.

 

Se você ainda não entendeu o por quê de trocar a sua lâmpada, seguem alguns dados: a fluorescente economiza 30% mais energia, dura oito vezes mais que a incandescente, a conta de eletricidade reduz e o modelo fluorescente não superaquece o ambiente. Apesar de a incandescente ser mais barata que a lâmpada do “bem”, a conta de eletricidade compensa, a médio prazo, a compra.

 

Agora que você já sabe o que é preciso fazer para economizar nesse horário de Verão que deve durar pelos próximos quatro meses, que tal começar poupando energia desde já? Você sentirá no bolso a diferença.