Aconteceram no dia 17 de novembro, em Porto Velho, o XIII Seminário Internacional de Sustentabilidade e o XIII Prêmio Ecoturismo & Energias Renováveis. Organizado pelo Grupo Ecoturismo, o evento reuniu empresários e representantes do Governo para promover debates técnicos e negócios.

Por se tratar de um evento anual, ele oportuniza interações entre organizações e sociedade, além de favorecer a promoção de ações e reflexões acerca das temáticas socioambientais, sustentabilidade e desenvolvimento socioeconômico. De acordo com o presidente do Grupo Ecoturismo e idealizador do Seminário, Hércules Góes, o sucesso do evento está na força do diálogo e das parcerias. “O evento foi muito produtivo em termos das ações que nós vamos levar para a COP 20. Fizemos vários lançamentos de projetos como a Organização Brasileira das Mulheres Empresárias – OBMR, realizamos a posse da diretoria do Fórum Permanente de Sustentabilidade da Amazônia, fizemos várias celebrações de acordos e negócios. O evento cumpriu com seu papel!”

Entre os participantes da mesa diretora do evento estavam Airton Brisson, secretário de Meio Ambiente e  Dalton Di Franco, vice-prefeito de Porto Velho, que representou o prefeito Mauro Nazif. Para  o vice-prefeito os fenômenos naturais ocorridos este ano — enchente do rio Madeira e seca em São Paulo — a realização do XIII Seminário Internacional de Sustentabilidade, reveste-se de uma importância singular para debater as duas ocorrências. A afirmação foi feita na abertura do evento, que teve o Hino Nacional cantado pelos aves da Amazônia, no Senac Esplanada.

Nesta edição do seminário os palestrantes e debatedores que se apresentaram foram: Gustavo Chianca – Representante da FAO; Denise Oliveira – Coordenadora da Iniciativa da Amazônia Viva e WWF na COP 20; Prof. Dr. Paulo Artaxo, Professor titular do Departamento de Física Aplicada do Instituto de Física da USP; Alfredo Sirkis, presidente da Comissão de Mudanças Climáticas do Congresso Nacional (CMMC) e um dos vices presidentes da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados; Carlos Rittl – Secretário executivo do Observatório do Clima; Elisa Ferreira – diretora de Eventos da OBME (Organização Brasileira das Mulheres Empresárias); Roberval Baldini – Especialista em Energia Renovável e Meio Ambiente – Presidente da Associação Brasileira de Energia Alternativa e Meio Ambiente (ABEAMA); Diplomata Rodrigo Fonseca – Diretor da Andrade Gutierrez; Exmo Sr. Vinicius Lages – Ministro do Turismo do Brasil. Debatedora: Marinha Raupp – Deputada Federal; Vilmar dos Santos Alves- Analista na Caixa Econômica Federal; Dr. Frederico Queiróz – Diretor da Minerva Foods ou Representante; Debatedores: Presidente da Federação de Agricultura e Pecuária de RO; Representante da Secretaria da Agricultura de Rondônia e Leonel Bertolin (SEMAGRIC); Ana Euler – Instituto de Terras do Amapá; Patrícia Paz – Sócia proprietária da empresa Moura e Paz – Soluções Ambientais, na cidade de Vilhena, em Rondônia; Nanci Rodrigues, Secretária de Desenvolvimento Ambiental de Rondônia (SEDAM); Diego Alfredo Molero Bellavia Embaixador da Venezuela no Brasil e Gersino Guerra – Diretor da IE Madeira; Markus Vlasits – Country Manager Yingli Solar.

O seminário foi realizado com o apoio da Prefeitura de Porto Velho, por meio da Sema (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) e contou com os patrocinadores: Caixa Econômica Federal, IE Madeira, Guascor, Votorantim Cimentos, Andrade Gutierrez, SENAC Rondônia, SENAI/RO, Faculdades Faro, Ifro e das rádios Caiari e Parecis. As parcerias institucionais são: O Nortão, Alto Madeira, Assembleia Legislativa de RO, CNTUR, SEPLAN, TV Candelária, Fórum Permanente de Sustentabilidade da Amazônia, Câmara de Comércio Brasil Venezuela de Rondônia, Eletronorte, Senar (RO), Prefeitura de Porto Velho, Governo do Estado de Rondônia, Café Filmes, Revista Filantropia, Dydyo Refrigerantes e Federação de Comércio e Indústria Venezuela e Brasil.

Houve uma grande participação da sociedade civil da região, entre elas:  indígenas,  sindicalistas, professores  e estudantes universitários, universidades, faculdades , Federações da Agricultura e do Comércio, Funai  e  Associação da Indústria.

Os internautas também puderam assistir ao vivo a transmissão do Seminário pela hangout www.youtube.com/revistaecoturismo.

Mais informações sobre o evento consulte o site da Revista Ecoturismo: revistaecoturismo.com.br/turismo-sustentabilidade/