8043d4a9af9798f4c74dcfc1bdb2d6de 
Cerca de 1.500 tartarugas foram devolvidas  para o meio ambiente
 
A Embratel, operadora de telecomunicações do Brasil, comemora os resultados do Projeto Pé-de-Pincha, projeto de sustentabilidade realizado pela empresa, com incentivo e acompanhamento da Universidade Federal do Amazonas e do IBAMA, que neste mês de fevereiro, devolveu cerca de 1.500 tartarugas para o meio ambiente, nas regiões do Igapó-Açu e do Mamori, no Amazonas.
“As comunidades ribeirinhas estão no entorno de um dos projetos mais arrojados da Embratel, já que atravessamos a Floresta Amazônica com uma estrutura de cabos ópticos, que garante o suporte de grande parte das operações de telecomunicações que temos no Amazonas”, diz Maria Teresa Outeiro, Diretora Executiva da Embratel. 
A iniciativa começou em 2010 com a Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Igapó-Açu, com objetivo de preservar as populações de quelônios (tartarugas) mobilizando as comunidades ribeirinhas da Amazônia para o processo de conservação. Em 2012, a região do Mamori entrou no projeto, que já contabilizou mais de 6 mil tartarugas devolvidas ao seu habitat natural. Os moradores ajudam a fazer a coleta, biometria e a transferência de ovos de áreas naturais ameaçadas para locais protegidos. A eclosão dos ovos é monitorada e uma nova biometria dos filhotes é realizada antes de devolvê-los à natureza.
A ação contribui também para o desenvolvimento dos moradores e das crianças das comunidades ribeirinhas.