Também

é recomendado acumular a maior quantidade de peças para que elas sejam passadas de uma só vez

 
A água é um recurso natural renovável, mas não é infinito. A escassez de chuvas em muitas regiões do Brasil tem reduzido os níveis dos reservatórios e dificultado o acesso da população a essa substância vital.
Além das drásticas reduções no consumo de água por milhões de famílias, o pouco volume de água nas represas também está afetando a produção de recursos energéticos: a energia elétrica ficou mais cara e as cidades vivem sob ameaça constante de apagões e interrupções no fornecimento.
Mais do que nunca, é hora de consumir água e eletricidade com muita consciência, economia e racionalidade. Veja como pequenas mudanças de hábito podem ajudar na economia desses recursos durante a realização das tarefas cotidianas, como lavar e passar roupas.
 
Lavagem
 
Se a sua lavadora de roupas é antiga, o momento é propício para substituí-la. Equipamentos novos consomem menos energia e alguns modelos mais avançados, como estes, contam com sensores que liberam as quantidades adequadas de sabão e água de acordo com o volume de peças no tambor.
Esforce-se para acumular a maior quantidade de peças e somente inicie o funcionamento da sua máquina quando ela estiver com a capacidade preenchida.
Não exagere no sabão. Além de danificar os tecidos, a grande quantidade de espuma também exige mais enxágues para removê-lo completamente.
 
Na hora de passar
 
Também é recomendado acumular a maior quantidade de peças para que elas sejam passadas de uma só vez. Mesmo que a tarefa pareça cansativa, saiba que ligar e desligar o ferro constantemente demanda um gasto de energia bem maior do que mantê-lo em funcionamento quando ele atinge a temperatura ideal. Evite ligar o ferro junto com outros eletrodomésticos de alto consumo, como o chuveiro.
Respeite a temperatura indicada nas etiquetas das roupas. Comece sempre pelas peças mais delicadas, que precisam de uma temperatura mais branda, e depois passe as mais pesadas, regulando o seletor conforme os tecidos.
Aquelas peças que não precisam de tanto capricho, como lençóis, fronhas, panos de prato e peças íntimas, podem ficar por último e serem passadas quando terminar os itens mais pesados. Basta desligar o ferro e aproveitar o calor enquanto ele não esfria por completo.