Falar de Disney é lembrar-se de férias, do sonho encantado, por isso, Paulo Atencia, sócio fundador da Flyworld, que já foi mais de 100 vezes à Disney, preparou um passo a passo com dicas para melhor aproveitamento das pessoas que nunca tiveram oportunidade de conhecer o maior centro de parques temáticos do mundo:
 
1.      Para começar é importante planejar muito bem a chegada a Orlando, pois no primeiro dia é recomendável descansar e fazer compras básicas. Procure se hospedar próximo ao local, isso facilita a visita e faz com que a temporada seja melhor aproveitada.
2.      Para quem vai pela primeira vez à Disney é interessante retirar o mapa de cada local, na entrada dos parques, onde você encontrará o caminho para todas as atrações em diversos idiomas, inclusive o português.
 
 
3.      Paulo Atencia sugere que a viagem tenha duração de 12 dias para conhecer todos os parques – Magic Kingdom, Epcot Center, Disney Hollywood Studios, Animal Kingdom, Sea World. “Se tiver tempo, vá até Bush Gardens, parque imperdível em Tampa, a 50 minutos de Orlando – e no final do dia, quando possível vá conhecer Downtown Disney”, indica Atencia. Para compras, a sugestão é passar três dias em locais com as melhores marcas e preços, mesmo em tempos de dólar caro, como o Orlando Outlet Premium e o Florida Mall.
 
4.      Atualmente é possível baixar no celular um aplicativo para sua locomoção e o ticket rápido para entrada nos brinquedos, chamado de Fastpass+, que permite com que os visitantes dos parques agendem o “fura fila” pela internet (no site da Disney), pelo aplicativo ou por funcionários nas estações espalhados pelos parques. Da mesma forma que o sistema antigo, o Fastpass+ permite que você selecione algumas atrações de cada parque para voltar pegando uma fila menor, que em geral dura menos do que 20 minutos. A grande sacada do Fastpass é utilizá-lo nas atrações mais movimentadas ou naquelas que você não quer deixar de ir. Vale também dizer que o sistema continua gratuito a todos os visitantes dos parques da Disney, diferente dos sistemas de fura filas dos parques da Universal e do Busch Gardens, que são pagos à parte. O Fastpass+ começou a ser testado com os hóspedes dos hotéis da Disney no ano passado, e agora está disponível em todas nas atrações do Animal Kingdom, Magic Kingdom, Hollywood Studios e no Epcot, para quem está ou não hospedado nos hotéis da Disney. Para utilizar o Fastpass+, cada visitante terá registrado em seu cartão magnético (ingresso), as seleções de atrações para um determinado parque e um determinado dia.  Esta seleção de atrações também pode ser registrada em sua Disney MagicBand (gratuita para os hóspedes dos hotéis da Disney). No horário do Fastpass+, basta ir até a atração escolhida e encostar o seu cartão magnético ou a sua MagicBand no símbolo do Mickey que fica na entrada da fila reservada para quem tem o Fastpass. Quando o símbolo do Mickey acender a luz verde, você pode seguir em frente na fila.
 
 
5.      Viajar com criança pode ser bastante trabalhoso na hora das refeições, especialmente para aquela que sofrem de algum tipo de alergia. Para amenizar este tipo de problema, há uma série de restaurantes na cidade, com menu especial. Sempre tenha por perto os remédios necessários e sempre avise ao garçom ou ao “chef” de cozinha sobre alguma restrição alimentar. Leve sempre os contatos do pediatra e alergista da criança e verifique em seu seguro de viagem os locais em que pode ser atendido, em caso de emergência médica.