Thelma Krug, do Inpe, e eleita para órgão da ONU que embasa as negociações e acordos para enfrentar o aquecimento global.

O comando do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC, na sigla em inglês) terá uma brasileira como vice-presidente. A pesquisadora Thelma Krug, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), foi eleita, nesta quarta-feira (07/10), para o braço científico Organização das Nações Unidas (ONU) que embasa as negociações e acordos para enfrentar o aquecimento global.

As eleições ocorreram em Dubrovnik, na Croácia, em sessão plenária do IPCC. O órgão produz relatórios que fundamentam as decisões da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC, na sigla em inglês). O objetivo do Painel é analisar dados científicos e socioeconômicos ligados ao agravamento do efeito estufa e, com isso, subsidiar ações de mitigação e adaptação às mudanças do clima.

PERFIL

Doutora em estatística espacial pela Universidade de Sheffield (Reino Unido) e especialista mudança do uso da terra e florestas, Thelma Krug já ocupou o cargo de secretária de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (MMA). Desde 2002, atua no IPCC em áreas como a força-tarefa sobre inventários nacionais de gases de efeito estufa. Atualmente, é chefe da Assessoria de Cooperação Internacional do INPE.

No Inpe, onde trabalha desde 1983, desenvolveu, ainda, pesquisas sobre emissões de gases de efeito estufa geradas por atividades de mudança do uso da terra e por queima de biomassa no cerrado não antropizado. Foi também coordenadora-geral de Observação da Terra e chefe da Divisão de Sensoriamento Remoto. Entre as áreas de atuação, estão Recursos Florestais e Engenharia Florestal, no âmbito das Ciências Agrárias, e Geociências, na área de Ciências Exatas e da Terra.

Assessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA)