A capital da Bahia, Salvador, é a primeira cidade do nordeste brasileiro que recebe a mostra que conta a trajetória pessoal e profissional do tricampeão de Formula 1, Ayrton Senna, morto aos 34 anos em 1 de maio de 1994, após um acidente no GP de San Marino, na Itália. Intitulada “Senna Emotion”, a exposição tem cerca de 240 m² e está localizada no estacionamento L1 do Shopping da Bahia. A entrada é gratuita.

Com grande uso de tecnologia, a mostra é dividida em três partes:

A primeira chama-se Valores de um Campeão, apresentando a família do piloto através de imagens de seu arquivo pessoal. Destaque para a réplica do primeiro de seus karts, dado por seu pai Milton quando Ayrton tinha apenas quatro anos. 

A segunda parte, O mito da Formula 1, mostra detalhadamente as 41 vitórias do brasileiro na categoria,além de opiniões de parceiros e rivais. É possível ver o troféu do GP Brasil de 1991, uma de suas vitórias mais marcantes, quando ele terminou a prova utilizando apenas a 6ª marcha de sua McLaren, cruzando a linha de chegada na liderança pela primeira vez no país. Além disso, é possível ver quatro capacetes com a pintura icônica desenhada por Sid Mosca, sendo que um deles foi utilizado no Japão, quando Senna venceu seu terceiro e último mundial, em 1991.

Na terceira e última parte, Ayrton Senna do Brasil, os visitantes poderão ver um carro cenográfico com todos os veículos eternizados pelo piloto por meio da tecnologia videomapping, algo parecido com um holograma.

A Senna Emotion ficará em Salvador entre 10 de outubro e8 de novembro. A exposição já esteve em São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Brasília.