Para a Ford, a economia de água vai muito além da preocupação ambiental

Ford Motor Company receives an "A" grade for its work to conserve water by CDP, the world’s only global environmental disclosure agency.

Ford Motor Company receives an “A” grade for its work to conserve water by CDP, the world’s only global environmental disclosure agency.

A Ford Motor Company recebeu o padrão “A” em conservação de água em todos os países em que opera com instalações fabris e escritórios, incluindo o Brasil. Essa é a nota máxima da agência CDP, entidade de avaliação ambiental: de 2000 a 2014, a Ford cortou seu consumo total de água em 62%, o equivalente a mais de 37 bilhões de litros.

Foram avaliadas mais de 400 empresas multinacionais, conforme o relatório que foi divulgado durante a reunião de líderes mundiais realizada em Tóquio para debater os desafios globais da água. A Ford foi uma das oito únicas empresas reconhecidas com nota A.

“A necessidade de conservação da água é urgente e a Ford está no topo da lista nessa área”, disse Cate Lamb, diretora da CDP. “Mais que atender à necessidade de ser ambientalmente responsável, a Ford está contribuindo para a construção de uma economia sustentável.”

Para a Ford, a economia de água vai muito além da preocupação ambiental. “O acesso a água potável, limpa e acessível é um direito humano básico. Trabalhamos continuamente para definir metas anuais de redução do consumo e, ao mesmo tempo, adotamos tecnologias inovadoras de produção para nos ajudar a atingir essas metas”, diz Andy Hobbs, diretor de Qualidade Ambiental da Ford.

Novas tecnologias

Segundo os especialistas, historicamente, a água foi um recurso relativamente barato, cujo custo social e econômico cresce vertiginosamente. Já há mais de uma década, a Ford implementou um política interna, chamada Iniciativa Global de Gerenciamento de Água, para buscar soluções e orientar o seu trabalho de conservação. Nesse período, várias novas tecnologias foram introduzidas em suas fábricas mundiais, entre as quais um processo de usinagem com quantidade mínima de óleo, que economiza milhares de litros de água por ano.

“Nossos esforços para a economia de água vêm evoluindo ano a ano. Vamos além de simplesmente reduzir o consumo de água. Conscientizamos o nosso pessoal em nossas instalações para trabalhar de modo mais abrangente. Incluímos os nossos fornecedores e as comunidades onde trabalhamos nessa meta. Como líderes da indústria automotiva, e empregando diretamente mais de 195.000 pessoas no mundo, podemos obter resultados que se estendem também para as casas de todos os nossos colaboradores”, destaca o executivo da Ford.

FORD BRASIL

A Ford Motor Company está estabelecida no Brasil desde 1919, onde mantém as marcas automotivas Ford, Ford Caminhões e Troller e uma estrutura de 11.500 empregados e quatro fábricas, além do Campo de Provas de Tatuí. Para mais informações sobre os produtos da Ford, acesse http://www.ford.com.br.

SOBRE A FORD MOTOR COMPANY

A Ford Motor Company é uma empresa líder da indústria automotiva global, com sede em Dearborn, Michigan, nos Estados Unidos. Fabrica ou distribui automóveis em seis continentes, com cerca de 195.000 empregados e 66 fábricas no mundo. Suas marcas automotivas incluem a Ford e a Lincoln. A empresa fornece serviços financeiros através da Ford Motor Credit Company. Para obter mais informações sobre os produtos da Ford, favor acessar www.ford.com.br.