A Jamaica é um sonho que se torna realidade para os amantes de comida, com um grande repertorio de experiências culinárias e festivais únicos que introduzem os visitantes à aclamada gastronomia da ilha. Conhecida pelo estilo culinário “jerk” que é um tipo de churrasquinho apimentado assado no bafo, a Jamaica tem atraído renomados chefs de cozinha como Mario Batali, April Bloomfield e Johnny Iuzzini, que irão participar do festival NyamJam neste mês.

Jamaica também oferece uma grande gama de especialidades culinárias, como o ackee com bacalhau (o prato típico nacional da ilha), o bammy (uma tora a base de farinha e mandioca), picadinho de cavala (peixe cavala na salmoura com um creme espesso a base de leite de coco) e a gizzada , ou “pinch-me-round” (uma toca de coco típica da Jamaica).

“Nosso lema é “de muitos, um só povo” e as influências de nossa comida refletem a diversidade cultural com nossos pratos tão distintos” disse Paul Pennicook, Diretor de Turismo da Jamaica. “Nosso calendário anual está repleto de eventos que ressaltam a diversidade da nossa cozinha. Além disso, a Jamaica é anfitriã de uma variedade de experiências culinárias autenticas. Uma das melhores maneiras que os visitantes tem para provar a cultura da ilha.

A seguir uma amostra das ofertas gastronômicas da ilha:

Comida rastafári orgânica, da fazendo direto para a mesa

Stush in the Bush é uma experiência gastronômica local, localizado na fazenda Zionites de 60000m², perto da área de resorts em Ocho Rios, onde os visitantes podem participar de um passeio em uma fazenda orgânica, ou de um almoço ou jantar com alimentos frescos cultivados na própria fazenda, da colheita, direto para a mesa. A culinária é baseada na dieta Rastafári (Ital) com frutas frescas, legumes e especiarias. É uma excelente maneira de aprender sobre a flora da ilha e desfrutar de uma refeição caseira, enquanto se deleitam com a exuberante paisagem jamaicana.

Aulas de cozinha e preparo do verdadeiro Jerk

Jamaican Jerk Outback Adventure é uma experiência culinária prática oferecida na histórica Great House em Prospect Plantation, Ocho Rios. Os visitantes vão poder deleitar os seus sentidos com uma variedade de ervas e especiarias, enquanto o Chef Irie os guia na preparação de um prato tradicional jamaicano. As aulas de culinária são realizadas em um terraço com uma vista panorâmica do mar do Caribe.

Mergulhe na história

Passeio gastronômico do Falmouth oferece uma deliciosa mistura de comida e história da Jamaica através de um passeio guiado pela cidade histórica de Falmouth. Conforme experimentam as várias amostras de ingredientes, os visitantes aprendem como os jamaicanos misturam práticas e métodos de diferentes culturas culinárias para desenvolver pratos que serviram de sustento para o povo jamaicano durante os períodos de escravidão, colonialismo e independência.

A seguir, uma amostra dos eventos com destaque gastronômico na Jamaica em 2016:

· Festival de Jerk de Portland (3 de julho): Portland é a casa do Jerk e o Portland Jerk Festival é um dos maiores festivais de comida e jerk jamaicano. Realizado no local considerado patrimônio histórico Folly Estate, em Portland, o evento inclui apresentações ao vivo e entretenimento para a família.

· Carnaval de Mariscos de Little Ochie (10 de julho): O Carnaval de Mariscos de Little Ochie é uma celebração da grande variedade de iguarias culinárias do lado sul da ilha. Músicos locais e artistas de reggae e vintage se apresentam em paralelo com a comida e a festa.

· Festival de Jerk de Montego Bay (1 de agosto): A experiência familiar ao ar livre, este festival destaca autênticas delícias culinárias da Jamaica. O evento oferece uma variedade de carnes e refeições jerk, actividades para crianças, demonstrações de cozinha de celebridades, e culminando em um grande espetáculo.

· Oktoberfest (7 a 9 de outubro): A Oktoberfest é um festival anual alemão, realizado pela Sociedade Alemã jamaicana. O festival oferece culinária, vinho e cerveja alemã.

· All Jamaica Grill Off (outubro): O duelo anual de churrasco – All Jamaica Grill Off – ocorre em Kingston e atrai os melhores profissionais churrasqueiros e chefs amadores. Este é um evento imperdível para os visitantes que podem desfrutar de posições ilimitadas de concorrentes, com música ao vivo e entretenimento o dia todo.

· Jamaica Food & Drink Festival (28 a 31 de outubro): O Festival de Comida e Bebida da Jamaica é uma celebração de quatro dias das melhores comidas e bebidas oferecidas na ilha. O festival apresenta mais de 30 chefs renomados que representam a experiência culinária jamaicana com sabores exóticos, estimulantes espíritos e experiências inesquecíveis.

· Semana dos Restaurantes de Jamaica (novembro): A Semana dos Restaurantes da Jamaica é um evento de uma semana inteira que celebra a oferta gastronômica de Kingston, Montego Bay e Ocho Ríos. Se trata de uma oportunidade única para que turistas e moradores locais experimentem o sabor da Jamaica com preços bem baixos

· Campeonato de Pollo CB Pan (novembro): O Campeonato de Pollo CB Pan oferece aos jamaicanos a oportunidade de demonstrar seu talento culinário através da elaboração de receitas de jerk de dar água na boca, utilizando uma churrasqueira a vapor, que prepara o jerk (tipo um churrasco no bafo). As eliminatórias acontecem por toda a ilha e o campeonato final é em Kingston.

Para mais informações sobra a Jamaica ou para reservar férias inspiradas na gastronomia jamaicana, acessewww.visitjamaica.com: ou entre em contato com seu especialista em viagens.

Sobre o Escritório de Turismo de Jamaica

O Escritório de Turismo da Jamaica (JTB da sigla em inglês), fundado em 1955, é a agência turística nacional da Jamaica, sediada na capital, Kingston. O JTB foi nomeado como o Escritório de Turismo com maior destaque do Caribe nos World Travel Awards (WTA) entre os anos 2006 e 2014. Também em 2014, a Jamaica foi premiada como Melhor Destino para Casamentos do Mundo e Principal Destino para Cruzeiros do Mundo, além de Principal Destino do Caribe e Principal Destino para Cruzeiros do Caribe pelo oitavo ano consecutivo. Adicionalmente, o Porto Histórico para Cruzeiros de Falmouth foi reconhecido como o Melhor Projeto de Patrimônio da Humanidade do Mundo. Além disso, Ocho Rios foi premiada como Principal Porto para Cruzeiros do Caribe, e o Aeroporto Internacional Sangster, como Principal Aeroporto do Caribe. Na Canada, Jamaica foi eleita como Destino Preferido para Lua-de-Mel pelos agentes de viagens.

O JTB conta com escritórios em Kingston, Montego Bay, Miami, Toronto e Londres. Também representações em Berlín, Barcelona, Roma, Ámsterdam, Mumbai e Tóquio.

Para saber mais detalhes sobre os próximos eventos especiais, atrações turísticas e hospedagem na Jamaica visite o site do JTB: www.visitjamaica.com ou www.minhajamaica.com (português) ewww.jamaicamia.com (espanhol); ou entre em contato com o Escritório de Turismo da Jamaica através do telefone 1-800-JAMAICA (1-800-526-2422). Siga o JTB no Facebook: www.facebook.com/visitjamaica, www.facebook.com/Minha.Jamaica; no Twitter: @visitjamaicanow ou @jamaicalatam, @minhajamaica; no Instagram: www.instagram.com/visitjamaica; no Pinterest: www.pinterest.com/myjamaica, ou no YouTube:www.youtube.com/aboutjamaicajtb. Visite o blog do Escritório de Turismo da Jamaica:www.ilhabuzzjamaica.com