A obra de 416 páginas ao custo de R$ 50 está a venda nas principais livrarias do Brasil e pelo sitewww.revistaecoturismo.com.br da Editora Ecoturismo
O 1º lançamento oficial do Livro “O legendário Rondon 150 anos: O marechal da Paz” ocorreu no dia 30 de abril no Real Forte Príncipe da Beira em Costa Marques RO,  o 2º aconteceu no dia 05 de maio em Mimoso (MT), cidade onde Rondon nasceu e o 3º foi no dia 12 de maio, no Mercado Municipal de Porto Velho (RO), por ocasião das comemorações dos 150 anos de Rondon.
 
Ainda este primerio volume foi lançado também na Baixada Santista,  no dia 6 de junho na Livraria Realejo em Santos (SP).   
 
A obra de 416 páginas ao custo de R$ 50 está a venda nas principais livrarias do Brasil e pelo sitewww.revistaecoturismo.com.br da Editora Ecoturismo, que edita há duas décadas obras do gosto do povo brasileiro.
 
Parte dos recursos obtidos com a venda dos exemplares estão sendo automaticamente revertidos na promoção da campanha para tornar o Real Forte Príncipe da Beira Patrimônio da Humanidade.
 
A comitiva do livro Legendário Rondon – 150 anos –  Real Forte Príncipe da Beira constituida por Hércules Goes, ambientalista e escritor, José Germano, cidadão rolimorense  e Dr. Afrânio, professor na região do interior do estado de Rondônia e Mato Grosso, realizou o lançamento do II volume da obra e adesões de empreendedores para o III volume. O primeiro lançamento do segundo volume ocorreu com êxito na Portoagro, em Porto Velho, em seguida o livro foi lançado em Nova Mamoré, na presença do secretário geral da Câmara, João Climaco. Na cidade de Guarajá Mirim o lançamento contou com a participação da vice-prefeita Cleude Zeed Estevão.
A comitiva também realizou vários lançamentos nas secretarias de estado de Rondônia e livrarias.
 
O Volume II também teve sua versão em inglês e foi entregue, em junho, na Casa Branca na visita da presidente Dilma ao presidente Obama. Neste volume está registrada a história de integração da epopeia da viagem do ex presidente norte americano Theodore Roosevelt com Rondon  pelo Rio da Duvida em Rondônia e Mato Grosso, gerador do filme uma Noite no Museu com Robin Williams.
Já o terceiro volume em Francês foi lançado na Cop 2l em Paris e retratando todos os temas do legendário Rondon traçou um paralelo com a história francesa e homenagem ao deputado Jean Lassalle da assembleia nacional francesa com total aval da ambientalista e astróloga Regina Braga.
 
O terceiro volume já em português foi lançado ao final de dezembro no Rio Grande do Sul e se esgotando todas as edições com encomendas dos stakeholders envolvidos no projeto, antes mesmo de sair para venda nas livrarias de todo o Brasil e via internet.
Fechando o ciclo com chave de ouro o autor especialista em direito ambiental e historia dos povo, está articulando a execução do projeto Rondon o Ícone do Mato Grosso com previsão para lançamento em 5 de maio em Santo Antonio de Leverger e em vários pólos do Estado do Mato Grosso com projeção de muitas celebridades e autoridades conterrâneas do fantástico e inesquecível Marechal Rondon, um herói de verdade do Brasil.
 
 
Sobre o Livro
 
Hércules Góes e seus ilustres colaboradores fazem uma homenagem aos 150 anos de nascimento de Marechal Candido Rondon, contando sua história, caminhos percorridos  e imagens de fotos da época. O autor  é o primeiro autor brasileiro que lança uma obra especifica sobre a vida e obra do Marechal Cândido Rondon no ano de comemoração dos 150 anos de seu nascimento.
 
A edição conta também com a chancela do Real Forte Príncipe da Beira, localizado em Costa Marques em Rondônia a ser reconhecido como patrimônio mundial da humanidade pela UNESCO.
 
A obra que teve apoio de vários jornalistas e escritores amazônicos, entre outros com Almino Affonso, Marialice Antão, Lucio Gusmann,pegou no gosto do público brasileiro,por que tem pitadas de humor, de historia, de alguma ficção, já que liga os personagens do livro como Rondon, o Forte Príncipe da Beira, com filmes que sucesso, se basearam por exemplo na expedição científica Roosevelt Rondon, este no filme uma Noite no Museu,estrelado por Robin Williams, interpretando o celebre presidente norte americano, Nobel da Paz e sua performance amazônica na busca do Rio da Duvida, depois batizado de Rio Roosevelt e informações preciosas que foram levadas para o Museu de Historia de New York, que teria bancado a expedição em parte e que teve entre outros personagens, o presidente Teedy Roosevelt, seu filho Karmit e o próprio Rondon, como bem afirmou seu bisneto Roosevelt, em contato com o autor do livro no Mato Grosso.
 
O livro tem outras pitadas interessantes, quando fala de um personagem controvertido como o antropólogo e arqueólogo, o militar inglês, Percy Fawcett que na mesma época que Rondon, fez expedições pelas selvas amazônicas, boliviana e brasileira, na serra do Roncador em Barra das Garças, em busca de uma civilização perdida, o El Dorado,o Paititi e muita inquietação arqueológica, que acabou estimulando a criação do personagem Indiana Jones de Harrison Ford e ate o filme a Cidade Perdida Z de escritor americano e que esta virando um filme a ser estreado nos próximos meses pelo ator e produtor Brad Pitt.
 Nesta obra do Legendário Rondon tem entre os capítulos, ações de Rondon pelos vários territórios ocupados, a epopeia do redescobrimento do Real Forte Príncipe da Beira, uma das sete maravilhas do mundo português na Amazônia, candidato a Patrimônio da Humanidade pela Unesco,pelo próprio herói mato grossense que começou como coadjuvante da obra e se tornou o principal protagonista.
 
O Legendário Rondon também fala de alguns destemidos pioneiros rondonienses, mato grossenses e amazônicos, e gente como o Tião Maia e Garon Maia, aquele primeiro chamado Rei do Gado que inspirou a novela homônima da Rede Globo e o Sinhozinho Malta, personagem de Lima Duarte.
 
A grande sacada da obra e a oportunidade histórica de abordar em 20l5 o ano do sesquicentenário do principal protagonista, o Marechal Rondon que reconhecido no Brasil e no exterior, único homem com o nome de um Meridiano, inspirador dos Irmãos Villas Boas, na proteção aos indígenas e na criação do Parque Nacional do Xingu, estes mesmos paulistas que em l952, encontraram ossos que poderiam pertencer ao inglês e arqueólogo Percy Fawcett que poderia ter sido morto por indígenas ou por animais em l925, quando ao lado do seu filho mais velho e mais um antropólogo e expedicionário, foram a Serra do Roncador no Mato Grosso em busca da civilização perdida e nunca mais voltaram , tendo motivado dezenas de expedições em sua busca e que vitimou mais de l00 outros que foram atrás dessa expedição que pode ou não ter existido, um mistério para gerações e que matou tanta gente nesta busca incessante, entre eles o mais famoso, que este antropólogo Fawcett que foi bancado pela Sociedade Geográfica Britânica.
 
O livro também traça um paralelo com outra descoberta, que foi a do Machu Picchu também em l9l2, pelo norte americano Hiram Bingham, também bancado por uma sociedade norte americana e Universidade Yale e que esta na historia dos grandes expedicionários americanos e ingleses que infestaram as selvas amazônicas brasileiras e internacional, em busca de arqueologia e civilizações perdidas, como Incas, Paititi, Hidráulicos e outros povos amazônicos indígenas.
 
Pelo simbolismo das historias abordadas pelos muitos personagens e principalmente em torno do Marechal Rondon, e estes outros heróis e personagens, o livro o Legendário Rondon l50 anos o Marechal da Paz, promete ser um dos Best Sellers em 20l5 e com programação de lançamento em festivais paralelos de literatura e cinema com o filme homônimo Rondon o Grande Chefe de Rodrigo Piovezan e Luiz Carlos Barreto.
 
O livro também entrou nos circuitos europeus principalmente na França em rodadas literárias e ambientais como a Cop 2l em Paris onde estave inserido nesta temática forte ambiental, social e de integração latino americano e historia, e entre outros destemidos pioneiros do século XXI, estão o guajaramirense Carlos Goshn , presidente da Renault e o portovelhense Mauricio Bustani Embaixador do Brasil em Paris.
 
Sobre o autor
O jornalista, advogado, mestrando em direito ambiental e escritor Hércules Góes, que completa 6l anos neste próximo dia 7 de junho, um dia após o primeiro lançamento do seu livro Legendário Rondon na região sudeste do Brasil, conta um pouco de sua vida de jornalista e escritor e as aventuras e desventuras para construção deste seu décimo terceiro livro publicado em inglês e em português.
 O escritor que milita como advogado há quase 40 anos, conta aos repórteres que já foi Conselheiro da OAB em Rondônia, estado que viveu durante 15 anos e onde aprendeu muito de sua vivência com os ribeirinhos da Amazônia e lições ambientais e de sustentabilidade.
 
Há cerca de 20 anos, Góes vem publicando cerca de l livro anualmente em inglês, português e espanhol e já publicou na Venezuela, Costa Rica, Panamá, Estados Unidos e em Portugal, vários títulos entre eles o festejado Madeira Mamoré Patrimônio da Humanidade e Justiça Climática e Pré Sal e Odisseia da Ocupação Amazônica, há l8 anos atrás, quando iniciou a trilogia do primeiro volume da série, agora com a edição do II volume já novo século e com novas pesquisas.
 
Hércules Góes, conta aos jornalistas que iniciou sua pesquisa no interior de Rondônia, Acre, Amazonas nos anos de 1996 e 1997 e seu livro foi parar nas mãos do então presidente dos EUA Bill Clinton em função da visita do seu colega presidente e a expedição cientifica Roosevelt Rondon, no antigo estado do Mato Grosso e Rondônia que fazia parte deste belo estado com quatro biomas.
 
Em 2012 neste ritmo de expedições baseado nas expedições do século passado de Rondon, Roosevelt, Fawcett, o autor Góes percorreu parte da América Latina durante 45 dias, com seu filho caçula Martin Augusto e a mulher Jacira Gonçalves que foram grandes pesquisadores das linhas e costumes do povo latino americano, que iria fundamentar a obra que seria lançada em 20l5.
 
Já em ponto de organização definitiva da obra, o autor iniciou outra expedição em Brasília, Goiás, Mato Grosso, Rondônia e Amazonas, chamada de expedição bandeirantes do século XXI, no mês de fevereiro de 20l5 e baseado nas informações e livros anteriores, em tempo recorde, fechou com 20 capítulos, o seu décimo terceiro livro. 
 
As expedições que foram o foco dos temas da maioria dos 20 capítulos do livro Legendário Rondon, foram a tônica para embasamento da obra que fala entre outros temas, de toda a carreira brilhante de um Rondon iniciado em Mimoso, em Cuiabá, saindo para o RJ há mais de l século e com toques de magia, criando no herói personagem, um dos mais icônicos brasileiros de todos os tempos, com viés de pacificação indígena, integração latino americano, novos marcos nacionais, comunicação telegráfica e temas que fizeram do herói candidato a Nobel da Paz, indicado pelo gênio Alberto Einstein e que mereceu ganhar o título de Marechal da Paz, título que somente é dado em tempos de guerra.
livros