Por Marcelo Baglione

Amyra El Khalili, nascida no Brasil, mas com uma swingada cidadania palestino-brasileira, formada em economia, trabalhou por duas décadas no mercado de futuros e de capitais (sendo uma das primeiras operadoras de pregão da Bolsa de Mercadorias & de Futuros BM&F). Ocupou cargos relevantes em corretoras e bancos de investimentos. Foi “dealer” do Banco Central do Brasil, do Banco do Brasil, da Bombril S/A e do Grupo Vicunha, entre outros. É profunda conhecedora do Sistema de Garantias e Salvaguardas da Bovespa/BM&F. Foi professora de Engenharia Financeira e Estratégias de Operações de Risco em cursos de extensão da USP (FEA/FIPE/ESALQ/FEALQ), da FGV, da BM&F, do BCSP, entre outras. Nesse tempo, deixou como resultado um trabalho invejável. Desenvolveu quatro corretoras de commodities e derivativos; treinou uma gama significativa de operadores de mesa, pregão e liquidação, além de clientes e usuários do sistema financeiro. Participou do lançamento dos contratos de commodities agropecuárias da BM&F; em especial, fez a rota da soja , com 30.000 km e dezenas de voos implantando instrumentos derivativos.

Em 1996, deixou o mercado para se dedicar exclusivamente a missão de construir um novo modelo econômico para a América Latina e o Caribe . Na década de 1990, Amyra convenceu-se de que a nossa civilização planetária não terá futuro algum caso seja mantido o atual caráter predador nas relações humanas. Mais cedo ou mais tarde, acredita, chegarão crises permanentes e incontroláveis. É daí que vem a certeza de que nada que não seja sustentável dará certo, principalmente em relação à gestão das águas e das fontes energéticas (binômio água e energia). Estas conclusões têm por base um profundo estudo, cujo resultado são as commodities ambientais . Buscando com isenção e independência este trabalho, Amyra fundou, em 1999, a Aliança RECOs – Redes de Cooperação Comunitária Sem Fronteiras. Congregam-se, deste modo, as mais fortes correntes do pensamento ambientalista e dos direitos humanos do País, visando a envidar esforços para a preservação e conservação ambiental com um novo conceito de atividade econômica .

Na coordenação desse movimento, Amyra ministra cursos de extensão, pós-graduação e MBA nos quatro cantos do Brasil por meio de parcerias entre a rede e entidades locais, universidades e centros de pesquisa, formando multiplicadores, lideranças comunitárias que elaboram coletivamente relatórios com visão holística, mas com enfoque regional (de acordo com o princípio Pense globalmente, aja localmente), para servirem como referência documental em diversos fóruns. Como se não bastasse toda esta irretocável trajetória em favor da justiça socioambiental no Brasil, santuário de consideráveis riquezas biosféricas, no ano de 2004 Amyra El Khalili foi indicada por diversas entidades e lideranças para o “Prêmio 1.000 Mulheres para o Nobel da Paz , com endosso de pacifistas israelo-palestinos. Foi indicada para o Prêmio Bertha Lutz em 2005 pela Comunidade Baha´i do Brasil e, novamente, em 2007, pela Confederação das Federações das Entidades Árabes Brasileiras Fearab/Brasil.

Marcelo Baglione é escritor (webwriter), cronista e articulista ambiental,
com vários trabalhos publicados na web e em várias editoras.

Amyra-el-Kalyli

Amyra El Khalili

Economista, Editora da Aliança RECOs – Redes de Cooperação Comunitária Sem Fronteiras e fundadora do Movimento Mulheres pela P@Z!. Com mais de duas décadas de experiência nos Mercados Futuros e de Capitais, tendo ocupado cargos relevantes em Corretoras e Bancos de Investimentos. Foi “dealer” do Banco Central do Brasil, Banco do Brasil, Bombril S/A, Grupo Vicunha entre outros. É profunda conhecedora do Sistema de Garantias e Salvaguardas da BM&F. Foi Professora de Engenharia Financeira e Estratégias de Operações em Risco em cursos de extensão da FEA/FIPE/ESALQ/FEALQ- USP/FGV/BM&F/BCSP/ESPM entre outras. Conferencista no Brasil e exterior, palestrante em diversos seminários para o Ministério Público Federal, Ministério do Meio Ambiente, Ministério da Reforma Agrária, Ministério da Agricultura, Ministério das Ciências e Tecnologia, IBAMA, Embrapa, SIPAM (Sistema de Proteção da Amazônia) entre outros. Participou do Lançamentos dos Contratos de Commodities Agropecuárias da BM&F, em especial, fez a Rota da Soja com 30.000 Km e centenas de vôos implantando instrumentos derivativos. Trabalhou no Projeto de Reconstrução Econômica no Líbano que apoiou ao Estado Palestino nos Acordos de Oslo (93). Foi membro da Comissão de Assuntos Econômicos da Fearab-América (Federacion de Entidades Americano Árabes). É professora independente em cursos de Extensão, Treinamento e Capacitação Socioambiental. Autora do e-book “Commodities Ambientais em missão de paz- novo modelo econômico para América Latina e o Caribe”. São Paulo: Nova Consciência, 2009. Acesse gratuitamente http://amyra.lachatre.org.br. Indicada para o “Prêmio 1000 Mulheres para o Nobel da Paz” e para o Prêmio Bertha Lutz. (http://lattes.cnpq.br/4833702809090692)

Assista no Youtube

A responsabilidade socioambiental corporativa versus as demandas das comunidades.