Pacotes para destinos exóticos com roteiros sob medida, acompanhamento e orientações de um fotógrafo profissional e grupos pequenos são alguns dos diferenciais da empresa

Há alguns anos o mercado brasileiro de turismo está em ascensão. Em muitos países os turistas do Brasil estão entre os mais frequentes. A OneLapse Expedições Fotográficas aproveitou essa demanda e uniu com outro hábito cada vez mais popular, a fotografia. Assim, oferece viagens para destinos diferenciados, com grupos seletos e o acompanhamento de fotógrafos profissionais renomados.

A ideia de unir fotografia e destinos diferenciados surgiu da observação do comportamento das pessoas, que devido a grande quantidade de informação disponível na internet começaram a se interessar cada vez mais por destinos fora da rota tradicional, como Europa e Estados Unidos. A facilidade gerada pelo aumento na oferta de voos internacionais com conexão para qualquer lugar do mundo também contribuiu. “Mais do que novos destinos, as pessoas buscam experiências únicas, querem registrar esses momentos com fotografias de qualidade, bem como publicar os registros nas muitas redes sociais disponíveis”, comenta Pedro Coelho, um dos sócios da empresa.

No mercado desde 2014, a OneLapse começou em janeiro de 2013, graças a familiaridade dos sócios com o tema. Pedro Coelho e Thiago Coelho, empresários da área de turismo, se uniram a Cristiano Xavier, fotógrafo especializado em imagens noturnas e de natureza, para organizar viagens e expedições fotográficas, no inicio como um produto de outra operadora de turismo que possuem. O sucesso dos primeiros grupos empolgou os sócios que decidiram fundar a OneLapse e investir no turismo de nicho. Com foco nos produtos relacionados a fotografia, aumentaram o número de destinos e incluíram outros fotógrafos e guias especializados em diferentes segmentos.

O sucesso da empresa é crescente. Em 2015 foram organizados 4 grupos, em 2016 serão 11 e a previsão para 2017 é de ao menos 18 grupos, entre destinos nacionais e internacionais. Além da conquista constante de novos clientes, a fidelização dos antigos é atualmente a principal fonte de receita da empresa. “O índice de retorno após a primeira experiência é enorme, as pessoas criam um vínculo muito grande e tornam-se amigos, dos outros participantes ou dos próprios fotógrafos e guias. Algumas das viagens são fechadas antes mesmo de abrirmos ao público geral, pois divulgamos em primeira mão aos clientes antigos”. Além de saber com antecedência sobre os novos grupos, os clientes fieis garantem um desconto fixo nas viagens, a partir da quarta expedição, e descontos especiais para inscrições antecipadas.

Como muitos pacotes são internacionais, portanto dependem da cotação do dólar, a OneLapse fez algumas adaptações para driblar a atual crise econômica. “A princípio houve um forte impacto nas inscrições com a disparada da moeda americana. Porém, depois que a cotação estabilizou, as pessoas voltaram a se planejar enquanto nós buscamos melhores negociações com os fornecedores locais. Também procuramos aumentar o número de destinos nacionais oferecendo alternativas aos clientes”, explica Pedro.

O perfil dos viajantes que procuram a empresa é de homens e mulheres aposentados, profissionais liberais e executivos, normalmente entre 35 e 65 anos. A maioria tem a fotografia como hobby, querem aprimorar o conhecimento e buscam novas e diferentes experiências. Não há restrições quanto ao nível de conhecimento fotográfico ou equipamento usado. Os grupos são destinados a iniciantes e profissionais, pois as orientações são transmitidas pelos fotógrafos de acordo com o objetivo de cada participante.

A paixão pela fotografia e curiosidade em conhecer novas culturas são os principais motivos que fazem as pessoas procurarem este tipo de viagem. “Além da oportunidade de viajar na companhia de um fotógrafo profissional e desenvolver tanto o olhar fotográfico como as técnicas, a busca pela boa fotografia exige estrutura especial, com horários específicos para capturar a melhor luz do dia, transporte exclusivo a disposição e locações que em muitos casos estão fora do roteiro turístico tradicional, seja pelo custo ou pela dificuldade de acesso. Acreditamos que a fotografia se desenvolve melhor quando há uma imersão na cultura ou natureza do destino visitado, e por esse motivo estamos sempre em busca de oferecer experiências diferenciadas”.

Antes de montar o grupo, os sócios programam cada passo cuidadosamente para ter um alto conhecimento sobre os destinos operados, o que inclui visitas de inspeção com meses de antecedência, seleção criteriosa dos fotógrafos/guias que fazem parte do time – normalmente são profissionais admirados pelo seus respectivos trabalhos – e planejamento detalhado dos roteiros. “Nosso objetivo é fazer de tudo para oferecer uma experiência única em viagem e fotografia, um produto diferente do que normalmente se encontra no mercado”.

Os destinos previstos para este ano incluem Lençóis Maranhanses (os dois grupos já estão esgotados), Pantanal (esgotado), Tempestades e Tornados nos Estados Unidos (esgotado), Deserto do Atacama, Aurora Boreal e Paisagens no Alasca, Desertos de Utah e Arizona (apenas 2 vagas), Islândia (um grupo esgotado e um aberto), Tanzânia e Myanmar.