teladoQuer fazer um passeio diferente com a família e de encontro com a natureza? A dica é o Borboletário Águias da Serra, o primeiro do Estado de São Paulo, que abriga três mil borboletas e 27 espécies nativas. O roteiro se inicia dentro do Parque Estadual da Serra do Mar, com a realização da Trilha do Mirante. O percurso de 2,6 km é cercado de vegetação típica de montanha, com árvores e arbustos. Durante a caminhada, o visitante poderá observar e sentir diversas mudanças climáticas. No mirante, é possível apreciar a paisagem de parte do litoral sul de São Paulo, como trechos dos municípios de Praia Grande e Mongaguá, além da Laje de Santos.
A 15 km do parque, aproximadamente, encontra-se o Borboletário Águias da Serra, que foi estruturado para que os visitantes tenham um contato direto com as borboletas, com a oportunidade também de conhecer o laboratório, onde é realizada a criação das lagartas da fase do ovo até a pupa que, após a metamorfose, irão compor o colorido desse incrível ambiente.
Depois de uma maravilhosa aula teórica sobre o universo das borboletas e apreciação deste espetáculo da natureza, o visitante ou turista pode aproveitar o espaço de lazer que está incluso no ingresso: a fazendinha para as crianças terem contato com os animais do campo (vacas, ovelhas, cavalos, burrico, perus, galinhas, patos e marrecos) e um parquinho (sem monitoramento). Já as atividades cobradas a parte estão: oficinas de foguetes, passeios de caiaque, pesca infantil e trilhas.
Além disso, também oferece estrutura para excursão escolar. Para isso, é necessário agendamento prévio. Todos os informativos do passeio são em inglês e português, sendo confeccionado para atender todas as faixas etárias.

Curiosidades:

O local foi inaugurado no dia 28 de fevereiro de 2015 pelo Prefeito Haddad.
O Borboletário foi utilizado nas gravações do filme Carrossel
É o primeiro da cidade e o maior borboletário privado do país. Foi avaliado 4 Estrelas pela Revista Veja São Paulo e é recomendado pelo site Trip Advisor.

Serviço:

Borboletário Águias da Serra
End.: Estrada da Ponte Alta, 3000.
Horário: Finais de semana e feriados, das 10h às 16h.
Tel.: (11) 5660-6102.
borboletarioaguiasdaserra.com.br

Crianças 0 a 2 anos: Gratuito se acompanhado dos pais
Ingresso: R$29
Melhor Idade (+60): R$25

Localização: O Borboletário fica dentro da maior reserva ambiental urbana do mundo: a APA Capivari Monos, na zona sul da cidade de São Paulo e foi tombada pela UNESCO como um patrimônio da humanidade.
Distâncias (baseado no Google Maps):
• 28km (56m) Autódromo de Interlagos
• 40km (1h20m) do Aeroporto de Congonha
• 40km (1h) do Rodoanel Mário Covas
Além de ser privilegiada pela natureza, a APA Capivari Monos possui a vantagem de ser acessada diretamente pela cidade de São Paulo ou pelo Rodoanel, permitindo para quem vem de fora da cidade acesso sem os transtornos de entrar na cidade.

Fonte: SPTuris