Santos homenageia sua Padroeira, Nossa Senhora do Monte Serrat no dia 8 de setembro. Várias são as histórias que se contam da santa milagrosa. Foi D. Francisco de Souza, governador geral do Brasil quem, em 1602, ordenou construir a Capela do Monte Serrat e doou a imagem de Nossa Senhora à Ordem de São Bento, que passou a administrar o santuário.
O primeiro e grande milagre a ela atribuído teria acontecido durante a invasão do pirata holandês Joris Van Spilbergen à costa santista, em fevereiro de 1615. Para fugir dos corsários, que incendiaram vários pontos da Vila de Santos, boa parte da população, especialmente mulheres e crianças, refugiou-se no Monte Serrat.
Desesperados, os habitantes rezaram à Virgem do Monte, para que os protegesse. Pouco tempo depois, o caminho por onde avançavam os piratas desmoronou, soterrando a maioria, enquanto os restantes voltaram apressadamente para os navios, a fim de deixar a barra.
Por meio de lei sancionada pelo então prefeito Antônio Feliciano, em 1954, Nossa Senhora do Monte Serrat foi escolhida como Padroeira de Santos, coroada em cerimônia realizada em 8 de setembro de 1955.

A programação em homenagem à Nossa Senhora do Monte Serrat começou no dia 28 de agosto e vai até o dia 8 de setembro, dia da santa, nesta data será celebrada uma Missa Campal, em frente a Catedral de Santos, presidida por Dom Tarcísio. Em seguida, haverá uma procissão com a imagem até o Paço Municipal de Santos, onde haverá a Renovação da Consagração da cidade à Nossa Senhora do Monte Serrat, retornando depois ao santuário.

Programação

Hoje:

11h- Reza do Rosário
12h – Missa
14h – Celebração
16h – Missa
18h30m – 8º Dia de Novena.
Tema: Maria, missionária de Jesus Cristo.

7/9 – (Independência do Brasil)

9h – Missa presidida por Dom Tarcísio Scaramussa
10h – Missa no Santuário N. Sra do Monte Serrat
11h – Reza do Santo Rosário com os seminaristas diocesanos
12h – Missa
16h – Missa
18h30 – 9ºDia de Novena. Tema: Maria, Mãe dos vocacionados
19h – Missa.

8/9 – Festa de S. Sra. do Monte Serra – Padroeira de Santos

Missas na Catedral:
7h – Missa Solene.
8h – Missa Solene com Dom Jacyr F. Braido.
9h30 – Missa Campal, em frente a Catedral, presidida por Dom Tarcísio Scaramussa e clero de Santos.
Em seguida acontecerá a procissão, conduzindo a imagem de Nossa Senhora até o Paço Municipal de Santos, onde haverá a Renovação da Consagração da Cidade a Nossa Senhora do Monte Serrat, e procissão de retorno ao Santuário.

Missas no Santuário:
10h- Missa Solene. 16h – Missa Campal com Dom Tarcísio Scaramussa
19h – Missa Solene de encerramento com Pe. José Myalil Paul

nossasenhoramonteserratOração:

“Ó clementíssima Virgem Maria, minha soberana e Mãe augusta Senhora do Monte Serrat, venho lançar-me no seio de vossa misericórdia, e pôr desde agora e para sempre a minha alma e meu corpo debaixo da vossa salvaguarda e da vossa bendita proteção.
Confio-vos e entrego nas vossas mãos todas as minhas esperanças e consolações, todas as minhas penas e misérias, bem como o curso e o fim da minha vida, para que por vossa intercessão e por vossos merecimentos, todas as minhas ações se dirijam e se disponham segundo a vontade de vosso divino Filho Nosso Senhor Jesus Cristo, e que minha alma depois dessa vida possa alcançar a salvação eterna.
Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós.
Nossa Senhora do Monte Serrat, rogai por nós. Amém.”