Dividida em quatro jornadas, uma expedição percorrerá diversas regiões do Brasil a bordo das unidades nacionais Range Rover Evoque e Discovery Sport

Com projeto anunciado durante a abertura da fábrica de Itatiaia (RJ) em junho deste ano, a Land Rover — líder de mercado em veículos utilitários esportivos (SUV) premium — está na estrada registrando uma jornada inédita que percorrerá quatro regiões brasileiras e trará particularidades do País e dos brasileiros. Ao abordar histórias e experiências, o material irá se transformar em branded content a ser veiculado na grade do Canal OFF, da Globosat. A estreia está prevista para novembro deste ano e será apresentada ao público com o título “Filhos deste Solo”.

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Para rodar os mais de 2.500 quilômetros, a Land Rover elegeu as primeiras unidades nacionais do Range Rover Evoque e Discovery Sport que cruzarão diferentes estados pelo País. E para conduzir os veículos – e as histórias – foram escolhidas personalidades com o intuito de trazer o olhar deles sobre o Brasil. As filmagens terão duração aproximada de um mês e meio. Os episódios, assim como o número de jornadas, estão divididos em quatro partes, cada um com 25 minutos de duração.
“Este é o maior projeto de marketing no ano para a Land Rover e a primeira vez que geramos um denso ‘branded content’ para a Land Rover. Temos uma ativação complexa, inteiramente focada no regional e na qual contamos com um forte parceiro, o Canal OFF, espaço que tem total sinergia com a nossa marca”, explica Gabriel Patini, diretor de marketing e produto da Jaguar Land Rover para a América Latina.

rover2Criado pela Land Rover em parceria com a Agência Babel – publicidade e digital da marca –, o projeto será compartilhado em tempo real pelos canais oficiais de redes sociais da Land Rover, com imagens que destacam as belezas de cada uma das regiões, além de making of exclusivos. “Este programa é uma homenagem ao brasileiro, que está tão próximo da Land Rover, que já a elegeu como a marca mais querida e lembrada no segmento de automóveis. Além disso, teremos uma oportunidade de nos aproximar ainda mais das pessoas de diferentes regiões e de locais poucos explorados”, destaca Patini.
Para a diretora de operações do núcleo Jaguar Land Rover na Agência Babel, Letícia Thenard, o trabalho nas redes sociais reforçará a coesão entre os atributos da marca e as características do brasileiro, reconhecido pela sua garra, determinação, confiança e a alegria: “o programa ‘Filhos deste Solo’ será um divisor de águas no relacionamento da Land Rover com o nosso consumidor”.
rover3A produção e a execução do programa ficam por conta da produtora Bossa Nova Films, que desenvolveu um amplo trabalho de pesquisa multidisciplinar para, só então, traduzir as jornadas para a linguagem cinematográfica.  “Vibramos com a oportunidade de desenvolver um ‘branded content’ que retrata o Brasil com alma, com a cara da marca e do canal. Nosso maior desafio foi transmitir com espontaneidade as particularidades de cada episódio, de cada líder convidado para guiar o carro, explorando os lugares que passamos por meio da liberdade desses protagonistas. Por isso, o roteiro definido com base nas pesquisas foi realmente conduzido pela nossa percepção na estrada, de como o condutor interagia durante os encontros traçados pelas rotas, incentivando que eles se sentissem realmente líderes das jornadas. Um verdadeiro projeto rico em conteúdo documental”, conta a diretora Georgia Guerra-Peixe, da Bossa Nova Films.
rover5Em torno de 50 profissionais, de diferentes segmentos — como antropólogos, jornalistas, roteiristas, produtores executivos e engenheiros —, envolveram-se neste amplo trabalho de estudo e análise e todos devem permanecer envolvidos da concepção à execução final. “Para o Canal OFF é muito importante ter parcerias como a que estamos construindo com a Land Rover, isso afirma a flexibilidade e a abertura que o canal tem para projetos de ‘branded content’. Disponibilizamos todo know how da equipe de produção de conteúdo do canal para trabalhar em sinergia com a produtora, a Bossa Nova, para apresentarmos um produto final de alta qualidade para o telespectador”, conta Guilherme Zattar, diretor do Canal OFF.
Cada uma das quatro jornadas vai representar um tema que melhor alia o espírito brasileiro à essência dos veículos em questão (artesã, acolhedora, criativa e guerreira). O percurso todo será acompanhado por personalidades selecionadas pela Land Rover. Desta forma, uma figurinista (Maihara Marjorie), um empresário (Ruy Carlos Tone), um cozinheiro apaixonado por culinária (Felipe Gombossy), e uma etnóloga (Luciana Whitaker) desvendarão cada uma das cidades, dividirão as belezas dos roteiros mais inusitados e as surpresas que encontrarem pelo caminho. Além de, claro, apresentarão a cultura local junto com a gastronomia, música e paisagens surpreendentes do Brasil.
Cada jornada deixará um legado, que representará o compartilhamento da experiência da personalidade, além de ser uma forma de agradecer aos participantes desta aventura – moradores que abriram suas casas e dividiram suas memórias com a equipe Land Rover.
JORNADAS
Temática artesã – A cearense Maihara Marjorie, que também é estilista, figurinista e artesã, irá descobrir em um trajeto de 800 km, a bordo de um Range Rover Evoque, as riquezas artesanais existentes entre Barreiras (BA) e Palmas (TO). A jornada adquire a característica artesanal pelo caminho do original, singelo, fluído e orgânico, pelo olhar de uma mulher acostumada a ver beleza no que é simples e grandioso ao mesmo tempo: o encontro com a natureza e o ser humano. “Durante o episódio, universalizamos o conteúdo e chegamos ao conceito da nossa jornada: o espírito artesanal do brasileiro. Iremos de cachoeiras, fervedouros, dunas até uma comunidade de artesanato de capim dourado e uma manifestação cultural com bonecos de bloco”, conta a diretora Georgia Guerra-Peixe, da Bossa Nova Films.

Temática acolhedora – Ruy Carlos Tone, paulista, engenheiro, proprietário de uma agência de viagem e filantropo parte em busca de desafios para conhecer o litoral o Rio Grande do Norte, a bordo de um Discovery Sport, estabelecer novos rumos para seus projetos de preservação e criar com os nativos projetos educativos de consciência ambiental. Ruy vai em busca de encontros, dialoga com ambientalistas dedicados, conhece os mais antigos nativos e propõe ideias de parceria com a região. Seu trabalho contém um viés acolhedor, que troca, ensina e aprende.
Temática criativa – Felipe Gombossy, fotógrafo, viajante, cozinheiro e dono de galeria irá explorar os destinos Rio de Janeiro e Minas Gerais com um Range Rover Evoque. Ele vem de uma mistura criativa de “temperos” e movimentos: filho de pais de origem húngara com uma pitada do Nordeste, nasceu no sul do Brasil, cresceu em São Paulo e morou, também, em Belo Horizonte. As memórias afetivas de Felipe, que inspiram seu trabalho como fotógrafo, como viajante e que alimentam sua paixão pela cozinha, estão impregnadas de uma combinação entre encontros, sabores e natureza.
Temática guerreira – Luciana Whitaker é fotógrafa e etnóloga, carioca, viajante, corajosa e autora do livro “11 anos no Alaska”. Ela percorrerá, a bordo de um Discovery Sport, o trajeto de Porto Alegre ao Chuí. Mesmo sob o estigma de que as coisas costumam ser mais difíceis para mulheres do que para homens, como quando o tema, por exemplo, é viajar sozinha, Luciana nunca se importou com isso. Gosta de conhecer as pessoas e os lugares na sua totalidade. O espírito de guerreira reside na eterna luta por se reinventar, quebrando com seus paradigmas e recriando sua própria vida. Já foi a um extremo das Américas e agora quer conhecer o outro.
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