Medidas implantadas visam reduzir e mitigar impactos ambientais de derramamento do petróleo sobre a fauna.

DA REDAÇÃO

O Ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho, lança hoje (04/10) o Plano Nacional de Ação de Emergência para Fauna Impactada por Óleo (PAE-Fauna). Elaborado pelo Ibama em parceria com o Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), o plano aponta as áreas e as espécies prioritárias para proteção. Define, também, as melhores técnicas e estruturas para o resgate de espécimes afetados por derramamento de óleo em águas territoriais brasileiras.
Em 2013, o governo federal editou decreto de criação do Plano Nacional de Contingência para Incidentes de Poluição por Óleo em Águas sob Jurisdição Nacional. O PNE-Fauna é um detalhamento das medidas que devem ser adotadas no caso de desastres. Não há registros de acidentes de grande impacto envolvendo a indústria petrolífera na costa brasileira.
Há seis anos, o derramamento de 5 milhões de barris de petróleo em poços da plataforma Deepwater Horizon, da British Petroleum, no Golfo do México, acendeu um alerta mundial sobre os impactos da poluição por óleo em águas continentais. Os países que exploram petróleo em suas águas continentais têm buscado mecanismos mais eficientes de prevenir e mitigar os efeitos nocivos dos acidentes sobre a fauna marítima, aérea e terrestre.
No desastre ambiental do Golfo morreram mais de mil golfinhos, 65 mil tartarugas, 12% dos pelicanos e 32 % das gaivotas. O acidente causou impacto imensurável sobre os bancos de corais e várias outras espécies em terra. Foram gastos U$14 bilhões com a despoluição.
Local: Auditório do Ministério do Meio Ambiente
Data: 04/10/2016
Horário: 17h

Fonte: Ministério do Meio Ambiente