Criado e produzido pela VICE para o Itaú, Ciclos mostra os movimentos sobre duas rodas dos moradores das metrópoles; curta-metragem chega aos cinemas no dia 26 de janeiro nas cidades de Brasília (DF), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP)

Chega aos cinemas na quinta-feira, 26 de janeiro, o documentário Ciclos, que acompanha a rotina de um grupo de ciclistas em São Paulo. O filme busca mapear as singularidades no fluxo das metrópoles e os desejos e necessidades dos habitantes que encontraram no uso da bicicleta uma maneira de mudarem as suas vidas.
Dirigido por Alexandre Charro, criado e produzido pela VICE para o Itaú Unibanco, Ciclos acompanha o cotidiano de Magrão, Carol e Lorena. Cada um com um estilo, eles têm em comum o uso da bicicleta como um agente transformador de suas vidas. Magrão mostra as dificuldades de se viver numa área da cidade sem qualquer estrutura que privilegie o uso da bicicleta como meio de transporte. Lorena, advogada e atriz, está tentando mudar seus hábitos sedentários e passar a usar a bicicleta como meio de transporte e atividade física. Já Carol, que recentemente desistiu do trabalho num escritório e mudou seu estilo de vida, enfrenta os desafios de iniciar um negócio de entrega de flores por bicicleta.
“O filme quer dar voz à intuição, às pessoas comuns que buscam uma cidade mais saudável, mais equilibrada e amistosa”, afirma o diretor. “São personagens do nosso tempo, marcados por acontecimentos e fatos presentes na vida urbana atual e retratados em suas atividades habituais ligadas à vida doméstica e profissional”.
Apoiador da causa da mobilidade urbana, com diversas ações voltadas ao estímulo do uso da bicicleta na locomoção das pessoas, como o programa de bike-sharing em diversas cidades brasileiras e também em Santiago no Chile, o Itaú expande ainda mais a sua plataforma de atuação no tema com o lançamento do documentário.
“Com Ciclos queremos convidar as pessoas a refletirem sobre a mobilidade urbana nas cidades, alcançando especialmente aquelas que não tem a bicicleta inserida no seu dia-a-dia”, afirma Luciana Nicola, Superintendente de Relações Governamentais e Institucionais do Itaú Unibanco. “Acreditamos que o Itaú, na condição de maior banco privado do Brasil e um dos maiores do mundo, tem o papel de devolver para a sociedade iniciativas que contribuam para o seu desenvolvimento integral. E o incentivo ao uso da bicicleta como transporte ativo é uma delas”, completa a executiva.
“O Itaú procurou a VICE com a intenção de gerar uma discussão mais profunda sobre mobilidade urbana, uma importante causa defendida pela empresa, e um tema cada vez mais caro a todos nós. Nosso maior cuidado ao criar o Ciclos foi deixar de lado a romantização da bicicleta, saindo da esfera dos interesses individuais e focando em tensões sociais importantes para a mobilidade ativa. É um conteúdo bastante humano e verdadeiro”, afirma Gabriel Klein, Head de Criação da VICE.
Sinopse
Ciclos acompanha o cotidiano de Magrão, Carol e Lorena. Cada um com um estilo, eles têm em comum o uso da bicicleta como um agente transformador de suas vidas. São personagens do nosso tempo, retratados em suas atividades habituais ligadas à vida doméstica e profissional, marcados por acontecimentos e fatos recentes nas cidades. O documentário busca as singularidades dos movimentos e fluxos das metrópoles, os desejos e necessidades dos habitantes que encontraram no uso da bicicleta uma maneira de construir um território. Ciclos deixa de lado as vozes dos especialistas para ouvir a intuição e as pessoas comuns que buscam uma cidade mais saudável, mais equilibrada e amistosa.
Os personagens
Professor de história e cicloativista da Zona Leste (região de Itaquera), Eduardo Magrão, 52 anos, é um dos articuladores do coletivo Bike Zona Leste, que luta por melhorias das ciclovias/ ciclofaixas na periferia, além de fazer parte do coletivo Ciclovia na Periferia. Eleito como suplente no Conselho Municipal de Trânsito e Transporte de 2016, Magrão trabalha como professor de história da rede pública 2 dias por semana – no restante dos dias, se dedica às questões de mobilidade e bicicleta. Divorciado 2 vezes, tem uma filha cuja relação gira bastante em torno da bike – é nos fins de semana que os dois passeiam juntos.
Com 35 anos, Carolina Sayuri Ikeda, adotou a bicicleta como meio de transporte. Depois que seu filho nasceu, começou a usar a bike para levá-lo à escola e para ir ao trabalho. Essa mudança foi uma virada na sua vida. A transformação foi tanta que começou a incentivar outras pessoas a mudar de hábito, também, e acabou se engajando em eventos relacionados à bike. Seis anos depois de adotar a magrela, realizou o sonho de abrir uma floricultura, para a qual faz as entregas de flores com sua bicicleta.
Advogada de direitos autorais e atriz da companhia Os Satyros, Lorena Garrido nasceu em São Luis no Maranhão, e se mudou para São Paulo há poucos anos onde iniciou sua carreira como atriz. Aos 27, está começando a usar a bicicleta como meio de transporte.
O diretor
Cineasta, diretor e roteirista audiovisual formado em Comunicação Social e pós-graduado em Semiótica Psicanalítica (PUC-SP), Alexandre Charro nutre profundo interesse sobre as experimentações da linguagem audiovisual, as nuances entre realidade e ficção, e as relações do cinema com performance e filosofia. Foi cofundador da revista e portal de arte e música +SOMA. Dirigiu filmes para clientes como NIKE, Gatorade, Allianz, Burger King, TIM, ESPN, Itaú Cultural, Danone. Trabalha na montagem e finalização longa-metragem “TANTA”, no desenvolvimento da série para TV PERSONAS e no selo audiovisual Perpetuum Cinema.
Ficha Técnica
Roteiro e Direção: Alexandre Charro
Direção de Fotografia: Felipe Meneghel
Produção: Letícia Costa Pinto
Assistência de Produção: Pauline Gras e Regino Jr.
Assistência de Direção: Lorena Medrado
Consultoria Temática: Daniel Guth
Supervisão Editorial: André Maleronka
Conceito e Realização: VICE Brasil
Assistência de Câmera: Allan Leite
Foquista: Keller KDG
Assistência de Set: Thiago Reis
Logger: Alan Oju
Operador de Drone: Renato Passarelli
Assistente de Drone: Ricardo Freitas e Alberto Youssef
Operador de Movi: Lucio Marques
Som Direto: Flávio Guedes
Figurino: Sebah Franco
Elétrica: Bruno Barnete
Coordenação Jurídica: Maryan Id
Coordenação Financeira: Angélica Pandelot
Motoristas: Adivaldo Santos/ Aline Pestana/ Antônio Manuel
Supervisão de Pós-produção: Felipe Brancaglion
Direção de arte: Filipi Filippo
Montagem: Victor Ciappina, Mari Moraga e Michele Lemes
Assistência de Montagem: Victor Santorsa
Assistência de Pós-Produção: Jéssica Sales
Computação gráfica: Marco Teixeira
Finalização: Felipe Brancaglion e Victor Ciappina
Correção de Cor: Ricardo Herling
Finalização de Som: Guilherme Sapotone
Trilha Sonora: Marcos Gerez, Fernando Cappi e Jingle Punks
Legendagem: Aline Scatola
Agradecimentos Especiais:
Daniel Conti, Pedro Neiva, Murilo Megale, Rafael Blecher, Issac Ferreira Neto, Dani Branco

Agência Lema
Leandro Matulja/ Leticia Zioni/ Larissa Marques
AgenciaLema.com