O Porto de Santos é o maior da América Latina e o mais importante do movimento econômico do Brasil. O marco oficial da inauguração do Porto de Santos é 2 de fevereiro de 1892, quando a Companhia Docas de Santos – CDS, entregou à navegação mundial os primeiros 260 m de cais, na área, até hoje denominada, do Valongo.
Hoje, completando 125 anos, a população e turistas que estão na Baixada Santista poderão desfrutar de um Passeio gratuito de Escuna pelo Porto de Santos e conhecer um pouco de toda a sua história. Interessados em participar, devem chegar meia hora antes dos passeios que são programados até as 18h20. O Embarque acontece na Ponte Edgard Perdigão, Ponta da Praia.
Durante o passeio, a história de cada instalação portuária será contada. Além da mostra dos terminais de passageiros, que também movimenta o setor turístico da cidade. Vários pontos de referência, como terminais de contêineres, celuloses, granéis sólidos e líquidos, Cais da Marinha poderão ser avistados ao longo do passeio, mostrando também tudo o que é exportado.
Além de celebrar o aniversário do cais santista, a atividade, também comemora o aniversário da Cidade de Santos (26 de janeiro), o Dia do Trabalhador Portuário (28 de janeiro). O público embarcará nas escunas Tamburutaca (para 90 pessoas), Genesis (150), Mestre dos Mares (190) e Lady Linda (110).
O patrocínio é da Marimex – Inteligência Portuária em Logística Integrada e da Praticagem de Santos. Além de celebrar o aniversário do cais santista, a atividade, também comemora o aniversário da Cidade de Santos (26 de janeiro), o Dia do Trabalhador Portuário (28 de janeiro).
O Porto de Santos, além de movimentar grande parte da economia do Brasil, em importação e exportação, também carrega em seu centro histórico, toda a arte do café, representada também pelos estivadores, que levavam toneladas de sacas cafeeiras para serem exportada no Cais.