Aspectos locais e globais relacionados à mudança climática estão em pauta nas atividades

A partir deste sábado (03) até domingo (11), o Instituto Inhotim realiza a XIII Semana do Meio Ambiente – “Mudança do clima e esforço glocal”. Para este ano, o Instituto propõe um diálogo sobre a mudança do clima e a biodiversidade, a partir do termo “glocal”, junção dos termos global e local. O diretor do Jardim Botânico Inhotim, Lucas Sigefredo, afirma que essa palavra se relaciona com as ações que devemos executar no dia a dia, a fim de sensibilizar a sociedade para conservar o meio ambiente. “Esse neologismo, na discussão climática, se relaciona ao conjunto de ações individuais ou coletivas que podem impactar espaços, recursos e indivíduos em uma escala global. Preservar espécies ameaçadas, estimular o plantio de árvores ou promover a educação ambiental são ações que podem ajudar na sensibilização das pessoas para combater os efeitos da mudança climática”, reforça Sigefredo.

As atividades também foram baseadas na parceria firmada com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Para a diretora executiva adjunta do Instituto, Raquel Novais, as parcerias ressaltam esse protagonismo do Inhotim. “A forma de exposição dos nossos acervos mostra que estamos ligados às agendas de preservação do meio ambiente e de sustentabilidade. Instituições como PNUD e BID enxergam no Instituto um local para potencializar essas pautas de interesse global e, assim, sensibilizar os visitantes e os cidadãos. Por isso, o Inhotim se sente responsável por colaborar com essas agendas e investir em ações de educação ambiental e pesquisas”, conclui Novais.

Para encerrar a Semana, os alunos da Escola de Cordas Inhotim executam a composição “Os Jardins do Inhotim”, no Largo das Orquídeas, pouco mais de um ano após a sua inauguração. No local, foram implantadas cerca de 17 mil flores da espécie Cattleya walkeriana, típica do Cerrado. Na avaliação da supervisora de educação Lidiane Arantes, além de valorizar o paisagismo do Parque, o Largo das Orquídeas permitiu aprofundar vários assuntos em relação ao meio ambiente com os visitantes. “Por ser uma planta bastante ornamental, essa orquídea tem elevado valor econômico. Por isso, sofre intensa exploração e muitas populações já foram praticamente dizimadas em seu ambiente natural. Além disso, o Cerrado é considerado um bioma prioritário para a conservação”, explica Arantes.

Programação educativa

Várias atividades para o público estão programadas a partir deste sábado, 03 de junho, como a possibilidade de plantar uma árvore na área de visitação, visita mediada pelos bastidores do Jardim Botânico e a apresentação da Orquestra Jovem Inhotim no Largo das Orquídeas. Veja toda a programação abaixo:

Visita Temática: Mudança do Clima e Biodiversidade

A abordagem da visita propõe uma reflexão sobre a colaboração de Jardins Botânicos para sensibilizar e engajar a sociedade na mitigação dos efeitos da mudança do clima. O acervo botânico e o termo glocal serão o ponto de partida da conversa.

Quando: 03 de junho a 30 de julho (quartas, sábados, domingos e feriados)

Horários: 10h30

Local: saída da Recepção

Público: livre

Observação: 25 vagas, inscrição no local a partir das 10h

Gratuita para visitantes

Mostra de sementes e mudas da Mata Atlântica e Cerrado

Sementes e mudas coletadas na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) do Inhotim serão expostas na Estação Educativa durante toda a Semana. Na atividade, educadores vão conversar sobre a diversidade da vegetação, ambientes e espécies ameaçadas.

Quando: 03 a 11 de junho (de terça a domingo)

Horário: 10h às 16h (de terça a sexta-feira) e 10h às 17h (aos sábados e domingos)

Onde: Estação Educativa para Visitantes (Centro de Educação e Cultura Burle Marx)

Gratuita para visitantes

Plantio de árvores nativas nos Jardins do Inhotim

Visitantes e os participantes do projeto Jovens Agentes Ambientais vão plantar coletivamente, na área de visitação, cerca de 100 mudas de árvores nativas propagadas no Viveiro do Inhotim. A atividade contribuirá para o aumento do número de espécies arbóreas nativas, ampliará os espaços de sombreamento e sensibilizará mais visitantes quanto ao esforço de combate à mudança do clima e conservação da biodiversidade.

Quando: 06 de junho (terça-feira)

Horários: 14h

Local: saída da Recepção

Público: livre

Observação: 25 vagas para visitantes; inscrição prévia pelo e-mail: info@inhotim.org.br ou no local a partir das 09h30

Gratuita para visitantes

Apresentação da obra “os Jardins do Inhotim” – Escola de Cordas Inhotim

A Escola Cordas Inhotim apresenta a obra “Os Jardins do Inhotim”. A composição musical, dividida em cinco movimentos, foi inspirada em elementos da paisagem do Parque: as palmeiras, o lago, o Jardim Desértico, o Largo das Orquídeas e a árvore Tamboril. A apresentação, composta pelo arranjador Jônatas Reis, acontece no Largo das Orquídeas, pouco mais de um ano após a sua abertura.

Quando: 10 de junho (sábado)

Horário:11h

Onde: Largo das Orquídeas

Público: livre

Gratuita para visitantes

Visita mediada “Nos jardins do Inhotim, paisagismo e coleção botânica”

O Instituto oferece a visita mediada com o engenheiro agrônomo Juliano Borin. Durante o percurso, os participantes podem aprender sobre a dinâmica dos espaços naturais do Inhotim e técnicas de cultivo de plantas, além de ter acesso às áreas que normalmente não são abertas ao público, como as estufas e o epifitário. Confira abaixo mais informações:

Visita “Nos jardins do Inhotim: paisagismo e coleção botânica”.

Quando: 10 de junho (sábado)

Horários: 14h

Local: saída da Recepção

Público: livre

Observação: 25 vagas, inscrição prévia pelo e-mail: info@inhotim.org.br, ou inscrição no local a partir das 09h30 (conforme disponibilidade de vagas).

Valor da atividade: R$ 40 + ingresso

Fonte: Assessoria de Imprensa