Na cidade de Cajamar, as Águas é porta de entrada para outras trilhas

 

(Crédito: divulgação)

 

Os amantes das trilhas tem no interior de São Paulo um cardápio repleto de boas opções, inclusive se o desejo é em realizar trajetos com veículos motorizados, então coloque seu capacete e se prepare para aprender sobre um lugar com natureza, fauna e flora, além de belas estradas.

 

Há cerca de 48 km da cidade de São Paulo, está localizada a cidade de Cajamar, ponto de partida para diversas trilhas, das mais diversas modalidades. O município faz fronteira com a área de reserva natural conhecida como Serra do Japi, que ainda faz faz divisa com as cidades de Cabreúva, Jundiaí e Pirapora do Bom Jesus.

 

A região é composta por cadeias montanhosas, também conhecidas pela expressão “mar de morros”, em seus 354 km² de remanescentes de mata atlântica que conta com belas paisagens das serras e vales, além de uma rica vida selvagem quando se fala de fauna e também de flora. O território é propenso às trilhas pois a reserva é cortada por estradas de terra que permeiam boa parte da área, com trajetos mais acessíveis e outros menos, fazendo da Serra do Japi uma área que recebe trilheiros de moto, veículos 4×4 e também de bicicleta.

 

A cidade de Cajamar é envolta por diversas trilhas, assim vale sempre se informar nas redondezas para não cair no caminho errado, o que pode evitar contratempos. A trilha das águas sai do distrito de Jordanésia que deve se encontrar repleto de pedras e poeira no caso do tempo seco, com chuva pode ficar enlameado o que pode deve ser estudado com muita cautela pois pode trazer dificuldades até para um 4×4. A trilha leva até a cidade de Santana do Parnaíba.

 

O trajeto pode ser combinado com a Trilha da Placa, que fica entre Cajamar e Jundiaí e leva o nome pela enorme placa de sinalização para aviões com quadriculado em branco e laranja. Ambos os caminhos combinados somam cerca de 50 km no total.

 

Aos trilheiros mais novatos, vale entrar em contato com um guia antes de enfrentar a aventura, muitos jipeiros já passaram por apuros na região que, quando enlameada, pode apresentar obstáculos muito duros para os que encaram o caminho o caminho com quatro rodas, para os que vão de moto muito cuidado.

 

Existem ainda mais estradas que cortam e se estendem pela reserva da Serra do Japi, vale explorar a área de 354 km² que está próxima de restaurantes e hotéis para os aventureiros que quiserem uma base, um descanso e conhecer os moradores da região para — quem sabe — descobrir novas dicas.