A superintendente de Turismo de Rondônia, Cláudia Carvalho, falou nesta semana com exclusividade ao site www.rondoniaturismo.com, quando anunciou os diversos projetos que vêm sendo realizados pela Setur, como a conclusão do aeroporto de Cacoal e o portal turístico naquela mesma cidade, a construção de praça e avenidas em Candeias do Jamari e a reforma do Museu Histórico de Guajará-Mirim.

Cláudia Carvalho disse que todas essas ações estão estabelecidas em convênios junto à Caixa Econômica Federal e o Ministério do Turismo, com a contrapartida do Governo de Rondônia, que foram sendo reformulados ao longo do primeiro semestre deste ano. A execução das obras conta com a parceria da Secretaria Estadual de Obras e do Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes.

A superintendente confirmou que o aeroporto de Cacoal já se encontra em fase final de construção, estando agora sendo licitados os equipamentos. “Acreditamos que brevemente o governador Ivo Cassol estará anunciando a entrega dessas obras que são de suma importância para a região Central do Estado e que vão colaborar em muito para fortalecer a infraestrutura turística do Estado”, disse Cláudia Carvalho.

Centro de Atendimento ao Turista – Os turistas e demais passageiros que embarcam e desembarcam no Aeroporto Jorge Teixeira, em Porto Velho, já podem contar com o Centro de Atendimento ao Turista (CAT), um balcão da Setur que presta atendimento específico sobre as informações turísticas do Estado. Implantado no mês de junho, o serviço é bastante requisitado principalmente por profissionais de negócios que chegam à cidade.

O município de Pimenteiras também terá um Centro de Atendimento ao Turista, construído com recursos do Ministério do Turismo e equipado pelo Governo de Rondônia, o centro será inaugurado possivelmente no próximo Festival de Praia daquela cidade. O atendimento no CAT da Capital vem sendo realizado em parceria com as faculdades locais de Hotelaria e de Turismo. Acompanhados por uma profissional da Setur, os estagiários prestam informações e distribuem material informativo aos turistas e demais interessados. “Os estagiários atuam em todas as áreas da Setur, pois há uma grande demanda de informações, principalmente sobre o Turismo de Negócios”, revelou.

Salão do Turismo – Cláudia Carvalho disse que a participação de Rondônia no IV Salão do Turismo realizado no início deste mês em São Paulo foi um sucesso. “Recebemos e-mail do Ministério do Turismo agradecendo a nossa participação”, revelou Cláudia, informando que as iguarias de Rondônia expostas no estande de Rondônia conquistaram os visitantes pelo sabor: – Levamos bombons de cupuaçu e de castanhas, além de biscoitos fabricados de forma artesanal.

­Rondônia participou do evento levando material publicitário impresso e áudio-visual sobre as potencialidades da região. “Levamos materiais sobre os eco-resorts existentes na região como o Salsalito Jungle Park. Os demais – o Pakaás Palafitas Lodge, o Cacoal Selva Park e o Hotel Fazenda Coimbra Park estavam presentes no evento.

Pesca Esportiva – A pesca esportiva é um dos eventos que mais atrai a atenção dos turistas quando se fala em Rondônia. Especificamente a região do Guaporé é a mais destacada e a Setur levou ao Salão do Turismo um material de divulgação especial sobre as potencialidades da pesca esportiva nos mais variados rios da região. Ela garantiu que o governador Ivo Cassol é também um dos principais incentivadores sobre esta modalidade turística que atrai pessoas do mundo inteiro devido à exuberância dos locais e a modalidade desse entretenimento que não afeta o meio ambiente. “Um grupo de 30 canadenses manifestou interesse na pesca esportiva do Vale do Guaporé”, informou a assistente da Setur, Ana Cláudia Silva de Souza.

Novos Projetos – Para dar suporte às ações da Setur, Claúdia Carvalho também está trabalhando em projetos para melhoria do funcionamento interno da superintendência, com a aquisição de equipamentos de informática e de um micro ônibus para acompanhar eventos e locomoção de pessoas em city tour. ”Está em nosso planejamento a confecção de um mapa e de um guia turístico de Rondônia, além de equipamentos para divulgação de informações turísticas no Estado, como os ‘Touch Screen’ – totens eletrônicos que ficam localizados em aeroportos e rodoviárias.

Rondoniaturismo.com.br