A presidente argentina, Cristina Fernández, viajou nesta segunda-feira (29) para a cidade uruguaia de Salto para realizar com o presidente uruguaio, José Mujica, o lançamento de um serviço de trem de passageiros entre os dois países.

A secretaria de Transporte da Argentina anunciou nesta segunda-feira em nota oficial que o trem internacional de passageiros realizou com sucesso seu primeiro teste em 30 de julho, saindo de Argentina e parando em Montevidéu.

O objetivo do projeto é ligar Buenos Aires a Montevidéu com um serviço diário de ida e volta. O serviço vai começar a funcionar comercialmente entre a cidade de Pilar, na província de Buenos Aires, e a cidade uruguaia de Paso de los Toros uma vez que estejam concluídas as questões técnicas e jurídicas entre ambos os países.

 

Ponte da Mulher, em Puerto Madero, Buenos Aires; trem ligará cidade a Montevidéu

Ponte da Mulher, em Puerto Madero, Buenos Aires; trem ligará cidade a Montevidéu

 

 

Segundo o comunicado da secretaria, a revisão desta ramificação será realizada em duas fases.

Na primeira, a empresa privada argentina Trenes de Buenos Aires (TBA) assumirá a prestação do serviço para depois levar às autoridades de transporte correspondentes de cada país a proposta de restabelecimento definitivo.

Depois de realizado os estudos de infraestrutura e demanda, será iniciada a segunda etapa de prestação de serviço de passageiros, apontou a Secretaria de Transporte argentina.

 

Fonte: Folha.com