Um almirante brasileiro tomou posse, nesta quinta-feira, como o novo chefe do componente naval da Força Interina das Nações Unidas no Líbano, Unifil.
O oficial, Luiz Henrique Caroli, passará a chefiar a Força Tarefa Marítima. A cerimônia de posse ocorreu a bordo de um navio no Porto Beirute.
Objetos Ilegais
O componente naval foi mobilizado a pedido do governo do Líbano para ajudar a Marinha do país. Uma das maiores preocupações do governo é com a entrada de armas e outros objetos ilegais por mar.
O almirante Caroli disse que está entusiasmado com sua nova tarefa. Segundo ele, a Marinha brasileira tem o orgulho de participar da Força da ONU no Líbano e ajudar que ele chamou de construção de um “futuro promissor”.
Desde o início de suas operações em 2006, a Força Marítima já revistou 36 mil navios e reportou 900 embarções suspeitas às autoridades libanesas para novas inspeções.
O almirante Luiz Henrique Caroli, que nasceu no Rio de Janeiro, formou-se no Colégio Naval em 1973 e chegou ao posto máximo da carreira em 2007.
fonte: ONU