País é destaque na Bolsa de Turismo de Lisboa
Uma palestra do presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vinícius Lummertz, durante o VIII Fórum do Turismo Portugal – América Latina, marca nesta quarta-feira (02) o início da participação da delegação brasileira na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), uma das maiores feiras internacionais do setor. O País terá uma importante missão: convidar agentes e operadores de turismo de todo o mundo para visitar o Brasil este ano, com a realização da Olimpíada e Paralimpíada.
Durante a BTL, que acontece de 02 a 06 de março, o público irá conhecer um pouco do que pode ser visto no Brasil: “Os Jogos Olímpicos acontecem no Rio de Janeiro e em outras quatro cidades-sedes que abrigarão partidas de futebol, mas a viagem ao Brasil é uma oportunidade para se conhecer outros destinos”, afirma Vinícius Lummertz. Segundo ele, o contexto econômico é favorável ao Brasil, que se posiciona como um destino mais acessível. “Não há momento mais favorável para aqueles que sempre desejaram assistir a uma Olimpíada e ainda conhecerem o nosso país”.
Lummertz também explica a importância do mercado: “Portugal representa um mercado muito expressivo para o Brasil. É um dos países europeus gerador de alto fluxo de turistas para o nosso país, ocupando a 10ª posição entre os nossos mercados emissores, com mais de 170 mil portugueses. Possui uma conectividade aérea muito grande com os destinos brasileiros, com 67 voos semanais saindo de Porto e Lisboa. Vale ainda ressaltar que o português é um turista muito fiel ao Brasil, com uma das maiores taxas de retorno, chegando a 76,8%”.
Pela segunda vez consecutiva, a BTL aposta em um programa exclusivo para o Brasil, o hosted buyers, que busca apoiar a vinda de compradores internacionais ao País. Em 2015, a iniciativa contou com mais de 400 buyers internacionais, número que deve ser reforçado este ano. “O programa de hosted buyers gerou um grande impacto no número de negócios fechados pelo receptivo brasileiro no ano passado. A nossa expectativa para 2016 é ultrapassar os R$ 16 milhões em negócios”, destaca Vinícius Lummertz, acrescentando ainda que a feira reforça a imagem do País e o potencial de crescimento do setor na economia do turismo no Brasil.
Participação da Embratur
A Embratur participa pelo 14º ano seguido com um estande do Brasil na BTL – a maior do segmento em Portugal. Com um espaço de 312m², o Instituto apresentará destinos, produtos e serviços que tornam o País uma das nações mais relevantes para o turismo mundial. A estratégia é ampliar o conhecimento sobre a diversidade da oferta turística brasileira e promover o Brasil como sede das Olimpíada Rio 2016.
A Feira
A 28ª edição da BTL será realizada no Parque das Nações, em Lisboa, e contará com a presença de mais de 1.000 expositores. Os três primeiros dias do evento são dedicados a profissionais do trade turístico e os dois últimos dias abre as suas portas ao público em geral. Segundo a organização, a BTL é uma oportunidade para o trade encontrar compradores profissionais, conhecer melhor o mercado nacional e internacional, analisar a tendência dos mesmos e posicionar as ofertas dos profissionais ligados ao setor do turismo. Já o público, pode conhecer novos destinos, comparar propostas e comprar a preços competitivos. A programação inclui conferências, workshops, encontros empresariais, entre outras atividades. (Artur Hugen, com informações da Embratur)