Ministro Sarney Filho participa de encontro com representantes do governo do país vizinho para definir agenda comum.
Brasil e Argentina estreitarão ações para fazer frente à mudança do clima e outras questões de mútuo interesse.
O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, se reunirá em Brasília com o ministro de Meio Ambiente da Argentina, rabino Sérgio Alejandro Bergman, no próximo dia 22 para definir medidas ligadas à cooperação bilateral. A pauta da reunião foi debatida em encontro realizado nesta quinta-feira (9/6) entre Sarney Filho e o embaixador da Argentina no Brasil, Carlos Magariños.
O papel da floresta amazônica em relação à mudança do clima e a outras questões ambientais foi apontado pelo ministro como fundamental. “É importante uma relação mais próxima com a Argentina para tocarmos projetos ligados à mudança do clima”, exemplificou. “A ciência comprova a eficácia da Amazônia também no que diz respeito aos recursos hídricos e à biodiversidade”, acrescentou Sarney Filho.
ENGAJAMENTO
O ministro Sarney Filho destacou ainda a participação e o engajamento do terceiro setor na agenda ambiental. “O Brasil está bastante equipado e muito à frente nas ações e posicionamentos das negociações climáticas”, observou. “O trato desses temas tem ocorrido com uma consistente participação da sociedade civil”, completou o ministro.
Entre as áreas que ambos os países pretendem continuar atuando de maneira conjunta, estão os interesses comuns ligados à Antártica, à biodiversidade e à proteção dos recursos hídricos. “Temos um grande potencial e vamos trabalhar uma agenda comum para ampliar a integração entre os dois países na área ambiental”, declarou Sarney Filho.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA)