A indústria de turismo voltou a bater recorde nos Estados Unidos. Foi o que apontou o relatório com dados do setor divulgado este mês pelo Departamento de Comércio dos Estados Unidos. A notícia foi saudada como um motivo de comemoração pelo governo americano, que agora começa a respirar mais aliviado.
De acordo com o relatório, visitantes estrangeiros deixaram em solo americano U$ 54, 6 bilhões nos primeiros quatro meses de 2012. O valor revela um crescimento de 13% na comparação com o mesmo período do ano passado.
O movimento de turistas cresce na região Norte da América, mas é no Sul do continente que estão apontados os olhos, os ouvidos e as calculadoras de empresários, governos e comerciantes. No primeiro trimestre do corrente ano, o número de brasileiros que chegaram a Miami, na Flórida, já é 60% do total verificado em todo o ano de 2011. São os clientes preferenciais no Estado e fazem de Miami o lugar mais lucrativo para o comércio.
O impacto econômico na região foi de mais de US$ 1,3 bilhão em 2011, um valor 18% maior do que em 2010 e 14% superior em número de turistas. Um crescimento tão fenomenal que levou o presidente Barack Obama a fazer investimentos no Departamento do Estado para que os turistas brasileiros pudessem conseguir seus vistos com mais rapidez. O governo Obama ainda anunciou a criação de novos consulados no Brasil, além de discutir seriamente a possibilidade de liberar os brasileiros da obrigatoriedade do visto.
A American Airlines, responsável por 70% dos voos internacionais do país, tem 52 voos por semana ligando Miami a cinco cidades no Brasil e há duas semanas começou a operar uma nova rota que sai de Manaus. Em consequência do alto número de visitantes brasileiros, a Flórida tem se beneficiado mais do que outros Estados. O interesse é tão grande que o governador Rick Scott viajou ao Brasil nocomeço deste ano de olho em novos negócios, parcerias e mais divulgação do que se tornou a Meca brasileira nos Estados Unidos.
Segundo o governo do Estado, mais de 1,4 milhão de brasileiros visitaram a Flórida em 2011, o equivalente a 50% dos visitantes de toda a América Latina ou mais de 30% do número de visitantes da Ásia e Oceania juntos. Despejou na economia local mais de US$ 2,2 bilhões, 68% do que gastou toda a Europa e 59% do total da América Latina.
Os grandes beneficiados neste intercâmbio comercial são os shoppings. Embora quase todos os números fornecidos por lojistas e departamentos de marketing dos centros comerciais sejam apenas estimativas, todos garantem que o brasileiro é hoje o consumidor número um em quantidade e em volume de compras. Muitas compras.
Fonte: Valor Econômico