O governador do Estado, Camilo Capiberibe (PSB) foi à Assembleia Legislativa (ALAP) nesta terça-feira (05) levar pessoalmente sua Mensagem de Abertura do Ano Legislativo. Ele fez questão de ler pessoalmente o texto de 12 laudas, pois em 2012 não havia comparecido ao Parlamento. “Hoje eu me sinto à vontade para vir aqui e prestar contas das atividades do meu governo”, disse o mandatário do Executivo Estadual.
Esta foi a primeira reunião ordinária do ano de 2013 na ALAP, pois a sessão do último dia 1º foi solene, voltada apenas à cerimônia de posse dos integrantes da Mesa Diretora. “Hoje é a abertura oficial da terceira sessão legislativa da atual legislatura, ou seja, estamos no terceiro ano do atual mandato dos deputados e das deputadas estaduais”, explicou o presidente da Assembleia, deputado Júnior Favacho.
Na mensagem lida da tribuna do plenário, o governador falou das dificuldades enfrentadas na primeira metade de sua gestão, com o endividamento do governo e depois de como as quedas dos repasses constitucionais afetaram o andamento das ações de governo. “Mesmo assim nós não ficamos parados, pelo contrário, implementemos diversas ações para melhorar a receita própria e continuar desenvolvendo o Estado”, disse ele aos jornalistas, poucos depois da sessão.
Camilo Capiberibe também chamou a atenção de todos para as ameaças de que as mudanças nas regras de divisão do Fundo de Participação dos Estados (FPE), cujo projeto está em voga no Congresso Nacional. “Se o projeto for aprovado do jeito que está ele vai inviabilizar o Estado, e não estou falando apenas do Executivo, mas também todos os demais Poderes Constituídos”, alertou o governador.
O deputado Eider Pena (PSD) foi incumbido de fazer a saudação em nome dos demais deputados, ocasião em que ratificou a mobilização da ALAP em torno do apoio às políticas de Estado que precisam ser adotadas pelo chefe do Executivo. Ele também se disse um entusiasta do desenvolvimento econômico do Amapá, daí apostar, entre outras áreas, no potencial do Amapá vir a se tornar um entreposto de cargas, especialmente de grãos vindos do Centro-Oeste brasileiro.
Assembleia Legislativa do Estado do Amapá – ALAP
Departamento de Comunicação – DECOM
Cleber Barbosa – Diretor de Comunicação