Até o próximo dia 26, os moradores de Brasília, Belo Horizonte, São Paulo e do Rio de Janeiro poderão descartar de forma correta o lixo eletrônico, como celulares e computadores obsoletos e estragados.

A coleta do material faz parte da estratégia de consumo sustentável desenvolvida pelo Ministério do Meio Ambiente. A expectativa do órgão é que sejam coletadas 50 toneladas de lixo eletrônico nestes 15 dias.

“Temos que conscientizar os consumidores que há lugar [adequado] para o lixo eletrônico”, disse a gerente de Consumo Sustentável do Departamento de Produção e Consumo Sustentável do ministério, Fernanda Daltro.

Segundo ela, o lixo coletado durante a campanha será reciclado ou descartado por empresas de reciclagem.

A campanha será desenvolvida por meio de parceria do ministério com companhias de metrô de Brasília, São Paulo, do Rio de Janeiro e de Belo Horizonte, o Carrefour, a Phillips do Brasil, a Oxil –empresa que atua no mercado de reciclados desde 1988– e a Descarte Certo. Neste ano, o governo instituiu outubro como o Mês do Consumo Sustentável.

Em Brasília, a população poderá descartar o lixo eletrônico em um coletor da estação Galeria dos Estados do metrô, no Setor Comercial Sul.

Em São Paulo, o posto de coleta ficará na estação Tucuruvi, na Linha 1 Azul.

No Rio, o material poderá ser deixado na estação Carioca e em Belo Horizonte, na estação Eldorado.

O Brasil consome por ano mais de 120 milhões de eletroeletrônicos. Pelo menos 500 milhões de produtos se encontram sem uso nas casas dos brasileiros.

Esses produtos contêm mercúrio, chumbo, fósforo e cádmio –substâncias podem contaminar o ar, a água e o solo.

Por isso, o ministério que conscientizar a população sobre a necessidade de descartar de forma correta o lixo eletrônico.

 

Fonte: Folha