ViewImage.aspx
No último verão, o principal motivo para a interrupção do
fornecimento de energia foi a queda de galhos e árvores nos cabos da
rede elétrica. Veja as recomendações da SIL para evitar riscos
O verão e o calor estão de volta. Para alívio de todos, depois da forte estiagem deste ano na região Sudeste, as chuvas mais intensas também! Mas aí começa outro problema: as possíveis quedas na rede de energia elétrica. “No último verão, o principal motivo para a interrupção do fornecimento de energia na cidade de São Paulo foi a queda de galhos e árvores nos cabos da rede elétrica”, diz Nelson Volyk, gerente de Engenharia de Produto da SIL, fabricante de fios e cabos elétricos.
A arborização é importante nos centros urbanos, pois proporciona diminuição da poluição e maior permeabilidade do solo, mas são necessários cuidados para que a vegetação conviva em harmonia com o desenvolvimento dos grandes centros urbanos. Para isso é necessário que seja feito o serviço de poda de árvores, que se bem realizado reduz o risco de queda de energia durante as fortes chuvas.
Para minimizar os impactos da falta de energia devido a problemas com árvores, imediatamente são acionados dispositivos de proteção da rede que provocam seu desligamento, para isolar a rede com o problema e evitar riscos. Após este procedimento começam a ser realizadas operações de manobra, onde clientes ligados à rede com problema são transferidos para outras redes integras. Isso faz com que um menor número de consumidores seja afetado pela falta de energia.
A SIL alerta que a falta de energia pode ocorrer em apenas uma fase da rede e, dependendo da região do Brasil, o padrão de entrada é formado por duas fases e um neutro, sendo que a outra fase continua energizada, gerando risco às pessoas. “Então, se em um momento de falta de energia você decidir fazer alguma manutenção em sua instalação, sempre desligue o disjuntor do circuito ou até mesmo o disjuntor principal”, avisa Volyk.