Ryota Shimazawa, Analista de Dados, All Nippon Airways
Em minha posição na equipe de Revenue Management da All Nippon Airways, muitas vezes sou chamado para tomar uma importante decisão de negócios. Por exemplo: quanto cobrar pela nossa oferta. Recebo dados que mostram o quanto as pessoas pagaram no passado, o que nossos concorrentes estão cobrando e as razões pelas quais a demanda pode mudar em breve. Tudo isso tem impacto sobre quanto os clientes pagarão a partir desse momento.
Você pode pensar que isso é tudo de que eu preciso, mas esse não é necessariamente o caso. Se qualquer uma dessas informações estiver desatualizada, mesmo que por apenas algumas semanas, a tomada de decisão se torna mais difícil, sobretudo quando nossos concorrentes estão tomando as mesmas decisões com base em informações mais recentes.
Essa é a situação na qual nos vimos na All Nippon Airways há alguns anos. Enquanto nossos concorrentes recebiam atualizações diárias sobre os dados que informavam suas estratégias de precificação, nós dependíamos de uma solução MIDT que oferecia apenas atualizações quinzenais. Toda companhia aérea opera no mesmo ambiente e, para permanecer competitiva, é importante termos as mesmas informações. Como uma companhia aérea, nossa empresa pode ser afetada por uma variedade de acontecimentos imprevisíveis, tais como mudanças climáticas, epidemias ou catástrofes naturais. Precisamos coletar informações sobre esses eventos o mais rapidamente possível, a fim de determinar seus efeitos sobre o nosso negócio.
As atualizações diárias e os recursos de big data do Booking Analytics daAmadeus foram fatores determinantes na nossa decisão de escolher esse produto do portfólio Travel Intelligence. A produção de dados é de fácil compreensão, não exige conhecimentos analíticos para a interpretação dos quadros e divulgação das informações pela empresa; quem precisar visualizar os dados conseguirá compreendê-los. É também mais eficiente: se antes precisávamos exportar as informações em planilhas, modificando-as e criando gráficos, agora isso é feito de forma automatizada. Os módulos também podem ser personalizados, garantindo que a pessoa que faz uso deles está obtendo as informações corretas. Executivos podem ver as principais estatísticas do mercado rapidamente, bem como os fatores que afetam o desempenho; analistas podem criar relatórios e utilizar os dados em suas próprias aplicações comerciais.
O Booking Analytics nos ajuda a fazer o benchmark de nossa posição no mercado em comparação com nossos concorrentes. Assim podemos ver se um deles está ampliando sua participação no mercado, o que poderia indicar uma promoção ou uma tarifa baixa.
É possível também monitorar as reservas por rota, por agência, por ponto de venda e verificar o volume de passageiros até o nível origem e destino. Em áreas onde nossas vendas estão baixas, podemos evitar a perda de receitas para a concorrência respondendo com nossas próprias ofertas de tarifas competitivas. Ter acesso fácil a essa informação significa que podemos adaptar as estratégias de marketing e de fixação de preços com base no comportamento do cliente. Por exemplo, se nossas reservas para a rota Tóquio-Birmingham forem baixas, mas o volume geral de passageiros nessa rota não tiver mudado, pode indicar que um concorrente está fazendo alguma promoção; então consideraríamos a possibilidade de reduzir nossos preços.
Graças ao Amadeus Booking Analytics, nos tornamos mais competitivos. Recebemos a informação de que precisamos, quando precisamos, para reagir com mais rapidez e tomar melhores decisões de precificação. Podemos compartilhar instantaneamente em formato extremamente amigável com qualquer pessoa que precise acessar essas informações. É mais preciso e mais confiável.
Nosso foco agora está em garantir que estejamos totalmente equipados para reagir às mudanças no mercado e tomar decisões mais bem-informadas em relação à precificação. Mas, no futuro, poderemos também utilizá-lo como um ponto de referência para outras estratégias de negócios, como o estabelecimento de alianças. Existem muitas maneiras de utilizar a análise de dados para melhorar o nosso negócio. E isso é só o começo.
Sobre a Amadeus:
A Amadeus fornece avançadas soluções para a indústria de viagens.  Entre os clientes da empresa estão fornecedores (companhias aéreas, hotéis, companhias ferroviárias, linhas de ferry etc), distribuidores de produtos turísticos (agências e portais de viagens) e compradores de viagens (empresas e companhias de gestão de viagens).
Para mais informações sobre a Amadeus, visite www.amadeus.com.
Fonte: Assessoria de Imprensa